Leitura e letramento literário: um estudo de caso sobre proficiência em leitura

Autores

  • Rosângela Blanco Matoso Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Débora Pereira Simões Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Emí­lio Davi Sampaio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

Ensino da Leitura, Leitura Literária, Letramento

Resumo

O presente trabalho verificou o ní­vel de leitura literária dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola estadual do municí­pio de Dourados/MS. Diante da constatação de que tais alunos não conseguiam realizar leituras em sala de aula com a proficiência esperada, buscou-se averiguar o ní­vel de leitura consorciado ao processo de letramento, utilizando como suporte o gênero conto literário. O trabalho foi dividido da seguinte forma: 1) levantamento bibliográfico e documental, a partir de autores como Soares (2014), Zilberman e Silva (2008), Cosson (2009) , Cortázar (1993), dentre outros, para o referencial teórico; 2) leitura do conto "Natal na Barca", juntamente com os alunos; e 3) aplicação de questionário interpretativo. Contrariando a hipótese dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a análise demonstrou que esses alunos ingressam no Ensino Médio apenas decodificando textos, sem a proficiência em leitura esperada e sem conseguir realizar plenamente o processo interpretativo.

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

MATOSO, R. B. .; SIMÕES, D. P. .; SAMPAIO, E. D. . Leitura e letramento literário: um estudo de caso sobre proficiência em leitura. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 02, p. 323–342, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1051. Acesso em: 5 nov. 2024.