Leitura e letramento literário: um estudo de caso sobre proficiência em leitura
DOI:
https://doi.org/10.22297/dl.v6i2.2692%20Palavras-chave:
Ensino da Leitura, Leitura Literária, LetramentoResumo
O presente trabalho verificou o nível de leitura literária dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola estadual do município de Dourados/MS. Diante da constatação de que tais alunos não conseguiam realizar leituras em sala de aula com a proficiência esperada, buscou-se averiguar o nível de leitura consorciado ao processo de letramento, utilizando como suporte o gênero conto literário. O trabalho foi dividido da seguinte forma: 1) levantamento bibliográfico e documental, a partir de autores como Soares (2014), Zilberman e Silva (2008), Cosson (2009) , Cortázar (1993), dentre outros, para o referencial teórico; 2) leitura do conto "Natal na Barca", juntamente com os alunos; e 3) aplicação de questionário interpretativo. Contrariando a hipótese dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a análise demonstrou que esses alunos ingressam no Ensino Médio apenas decodificando textos, sem a proficiência em leitura esperada e sem conseguir realizar plenamente o processo interpretativo.Downloads
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