Leitura e letramento literário: um estudo de caso sobre proficiência em leitura

Autores

  • Rosângela Blanco Matoso Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Débora Pereira Simões Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Emí­lio Davi Sampaio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

Ensino da Leitura, Leitura Literária, Letramento

Resumo

O presente trabalho verificou o ní­vel de leitura literária dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola estadual do municí­pio de Dourados/MS. Diante da constatação de que tais alunos não conseguiam realizar leituras em sala de aula com a proficiência esperada, buscou-se averiguar o ní­vel de leitura consorciado ao processo de letramento, utilizando como suporte o gênero conto literário. O trabalho foi dividido da seguinte forma: 1) levantamento bibliográfico e documental, a partir de autores como Soares (2014), Zilberman e Silva (2008), Cosson (2009) , Cortázar (1993), dentre outros, para o referencial teórico; 2) leitura do conto "Natal na Barca", juntamente com os alunos; e 3) aplicação de questionário interpretativo. Contrariando a hipótese dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a análise demonstrou que esses alunos ingressam no Ensino Médio apenas decodificando textos, sem a proficiência em leitura esperada e sem conseguir realizar plenamente o processo interpretativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lí­ngua portuguesa. Brasí­lia: MEC/SEF, 1998.

CANDIDO. A. Literatura e sociedade. 5. ed. São Paulo: Nacional, 1976.

CORTAZAR, J. Valise de Cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Perspectiva, 1993.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguí­stica. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003.

PERINI, M. A. A leitura funcional e a dupla função do texto didático. In: ZIBERMAN, R.; SILVA, E. T. da (Orgs). Leitura: perspectivas interdisciplinares. 5. ed. Série Fundamentos. São Paulo: Ática, 2002, p. 78-86.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SILVA, E. T. da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova Pedagogia da Leitura. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SIMÕES, D. P. Brevidade e efeito: considerações sobre o conto, a escrita feminina e Márcia Denser. In: BUENO, E. S.; PRESSOTO, P. H. (Orgs.). Estudos linguí­sticos e literários I: um olhar da lato sensu. Dourados, MS: Ed. UEMS, 2011, p. 149-162.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p. 05-17, 2004.

______. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

TUFANO, D. Estudos de lí­ngua e literatura. São Paulo: Moderna, 1985.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. São Paulo: Global; Campinas, SP: ALB: Associação de leitura do Brasil, 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

MATOSO, R. B. .; SIMÕES, D. P. .; SAMPAIO, E. D. . Leitura e letramento literário: um estudo de caso sobre proficiência em leitura. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 02, p. 323–342, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1051. Acesso em: 23 nov. 2024.