Leitura de contos no ensino fundamental: a contribuição da Teoria Literária nesse processo

Autores

  • Luciéle Bernardi de Souza Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Liane Batistela Kist Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Leitura, Conto, Teoria Literária

Resumo

Propomos, através de uma revisão bibliográfica e considerações acerca da práxis desenvolvida em sala de aula, investigar como a teoria literária colabora para as práticas de leitura de contos no Ensino Fundamental. O objetivo deste artigo é contribuir para a ampliação da discussão e reflexão sobre a Metodologia para o Ensino de Literatura e Leitura na Educação Básica. Como escopo teórico, utilizaremos pensadores da Estética da Recepção e pensadores brasileiros como, Yunes (1995), Aguiar & Bordini (1993), dentre outros. As considerações apresentadas dizem respeito à experiência docente desenvolvida no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado Português/Licenciaturas e Estágio Supervisionado no ensino Fundamental- Português. Podemos afirmar, ao final de nossa reflexão sobre a prática docente, que a relação do conhecimento, quando estabelecida entre universidade e escola, é de grande valia para uma compreensão da obra de arte literária e consequente aproximação do aluno da Escola Básica com tal obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, V. T. de; BORDINI, M. da G. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BARTHES, R. O prazer do texto. Trad. I. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1996.

BECKER, D. O que é a adolescência. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BRASIL, Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares nacionais: Lí­ngua Portuguesa: primeiro e segundo ciclos / Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed. Brasí­lia : A Secretaria, 1998

CANDIDO, A. O direito í literatura. In: Vários escritos. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.

JAUSS, H. A história da literatura como provocação í teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: ítica, 1994.

YUNES, E. Pelo avesso: a leitura e o leitor. Letras, Curitiba, n.44, p. 141-150. 1995.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

SOUZA, L. B. de .; KIST, L. B. . Leitura de contos no ensino fundamental: a contribuição da Teoria Literária nesse processo. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 268 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1286. Acesso em: 19 set. 2024.