Leitura de contos no ensino fundamental: a contribuição da Teoria Literária nesse processo
Palavras-chave:
Leitura, Conto, Teoria LiteráriaResumo
Propomos, através de uma revisão bibliográfica e considerações acerca da práxis desenvolvida em sala de aula, investigar como a teoria literária colabora para as práticas de leitura de contos no Ensino Fundamental. O objetivo deste artigo é contribuir para a ampliação da discussão e reflexão sobre a Metodologia para o Ensino de Literatura e Leitura na Educação Básica. Como escopo teórico, utilizaremos pensadores da Estética da Recepção e pensadores brasileiros como, Yunes (1995), Aguiar & Bordini (1993), dentre outros. As considerações apresentadas dizem respeito à experiência docente desenvolvida no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado Português/Licenciaturas e Estágio Supervisionado no ensino Fundamental- Português. Podemos afirmar, ao final de nossa reflexão sobre a prática docente, que a relação do conhecimento, quando estabelecida entre universidade e escola, é de grande valia para uma compreensão da obra de arte literária e consequente aproximação do aluno da Escola Básica com tal obra.Downloads
Referências
AGUIAR, V. T. de; BORDINI, M. da G. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BARTHES, R. O prazer do texto. Trad. I. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1996.
BECKER, D. O que é a adolescência. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BRASIL, Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares nacionais: Língua Portuguesa: primeiro e segundo ciclos / Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed. Brasília : A Secretaria, 1998
CANDIDO, A. O direito í literatura. In: Vários escritos. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.
JAUSS, H. A história da literatura como provocação í teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: ítica, 1994.
YUNES, E. Pelo avesso: a leitura e o leitor. Letras, Curitiba, n.44, p. 141-150. 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.