Produção de carta argumentativa na escola: uma proposta de interação social

Autores

  • Juliana Sales Jacques Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Santa Maria (UAB/UFSM.)
  • Liane Batistela Kist Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Produção t extual, Carta argumentativa;, Interação social

Resumo

O presente artigo parte de um relato de experiência a partir da produção de uma carta argumentativa (KÖCHE et al., 2010), realizada em sala de aula, como proposta de atividade de escrita que vê no uso concreto da linguagem uma possibilidade de interação social. Objetiva-se, através deste artigo, investigar de que forma a prática de produção textual pode potencializar a interação em uma situação especí­fica de comunicação, bem como analisar de que modo pode-se trabalhar a produção de textos argumentativos na escola, utilizando a linguagem como forma de prática social. Nesse sentido, o estudo de caso ora apresentado parte da reflexão  de uma situação concreta de ensino de Lí­ngua Portuguesa através da produção textual. Por conseguinte, os resultados apontam que a atividade de produção da carta argumentativa propiciou a participação ativa na vida social e na tomada de decisões, através do uso da linguagem. Desse modo, abordou-se a utilização da linguagem como forma de interação social, que se fortaleceu através do processo de interlocução.

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

JACQUES, J. S. .; KIST, L. B. . Produção de carta argumentativa na escola: uma proposta de interação social. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 152–168, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1238. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores