Ensino de lí­ngua portuguesa e produção de textos argumentativos: o SMS em foco

Autores

  • Ana Lúcia Tinoco Cabral Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Palavras-chave:

Produção Textual, Argumentação, Sequência Argumentativa, SMS

Resumo

O trabalho busca refletir sobre os desafios para a escrita argumentativa e as contribuições que as mí­dias digitais podem oferecer para a prática de escrita, e propõe algumas estratégias para a produção textual focalizando a escrita de caráter argumentativo e a utilização de mensagens de SMS como elemento motivador para a escrita.  Para tanto, o artigo apresenta algumas considerações sobre a escrita por meio de aplicativos para mensagens em celular, abordando a escrita compartilhada do SMS, seus desafios e contribuições (CARON; CARONIA, 2005; ANIS, 2002); expõe o conceito de sequência argumentativa (ADAM, 2011); aborda os desafios para a prática de escrita encarada com uma atividade que põe a linguagem em uso (COIRIER, GAONAC"™H; PASSERAULT, 1996) e apela para uma variedade de estratégias (FAYOL, FOULIN, MAGGIO; LÉTÉ, 2012), incluindo a escrita argumentativa; analisa, a tí­tulo de exemplificação, uma troca de mensagens via SMS entre adolescentes; e apresenta uma proposta de utilização desse recurso para estimular a escrita argumentativa na escola.

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Publicado

2018-09-28

Como Citar

CABRAL, A. L. T. . Ensino de lí­ngua portuguesa e produção de textos argumentativos: o SMS em foco. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 30–49, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/741. Acesso em: 5 nov. 2024.