Uma análise semântico-argumentativa de textos de alunos do 8º ano: o trabalho com o gênero carta do leitor em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02113Palavras-chave:
Mecanismos linguísticos, Carta do leitor, ArgumentaçãoResumo
O presente artigo discute como é construída a argumentação, na produção do gênero carta do leitor, realizada por alunos de uma escola pública de ensino fundamental. O objetivo é verificar como os operadores argumentativos foram utilizados pelos sujeitos de pesquisa nessa escrita, além de observar como o uso adequado dessas ferramentas contribuiu para o propósito comunicativo do gênero exposto. A base teórica que fundamentou o trabalho parte, principalmente, dos postulados de Bakhtin (1997) e Bronckart (2012) para o estudo dos gêneros numa perspectiva sociointeracionista da linguagem. Para discutir sequência textual e argumentação, recorremos í s ideias de Koch (2011), Koch e Travaglia (1993), Marcuschi (2008), dentre outros. O recurso metodológico usado foi uma sequência de atividades sobre a estrutura composicional, o tema e o estilo do gênero carta de leitor. Após essas aplicações, que resultaram nas produções iniciais dos alunos, procedemos uma análise qualitativa dos elementos constituintes da argumentação. Na esteira das constatações desse estudo, verificamos que os textos produzidos ainda apresentam, considerando os elementos da sequência argumentativa, uma argumentação com uso limitado dos operadores ou pouca variação no uso desses elementos linguísticos característicos de tal sequência. Diante desse cenário, é importante refletir, no contexto da educação básica, sobre a necessária revisão teórico-metodológica para o ensino da argumentação.
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