A argumentação em capas do Jornal de Santa Catarina: uma análise enunciativa da linguagem verbal e não verbal
Palavras-chave:
Argumentação, análise enunciativa, capas de jornalResumo
O enunciado, segundo as teorias do círculo de Bakhtin, é de natureza social, é influenciado pelos outros e por seus dizeres e, por isso, não é neutro, sempre expressa uma posição axiológica. Além disso, o enunciado não compreende apenas a linguagem verbal, e sim um conjunto de elementos semióticos pelos quais
o sujeito manifesta sua contrapalavra. Embasando-se nessa concepção, objetiva-se fazer, neste artigo, uma análise da argumentação presente em manchetes de capas do Jornal de Santa Catarina – veículo de circulação regional do Vale do Itajaí – SC. A escolha desse jornal deu-se pelo fato de ele ser veiculado na região onde vivem as autoras. Selecionaram-se cinco capas que mais chamaram a atenção das autoras, referentes aos meses de junho e julho do ano de 2012, e limitou-se a análise í s manchetes relacionadas à fotografia principal da capa. Dessa maneira, à luz da teoria enunciativa bakhtiniana, pretende-se discutir o conceito de enunciado e trazer à tona outros conceitos adjacentes que estão presentes nas manchetes, observando o posicionamento e a argumentação do jornal, sua posição axiológica. Pelas análises, nota-se que o veículo de comunicação possui uma postura aparentemente neutra, mas que sutilmente entra em conflito com as ideologias oficiais, além de deixar claras as relações de alteridade com o leitor. Dessa forma, confirma-se que os enunciados expressam posições avaliativas e que são uma combinação de vozes sociais.
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Referências
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