A (não) assunção da responsabilidade enunciativa em artigos científicos produzidos por estudantes de Letras
Palavras-chave:
Responsabilidade enunciativa, Texto acadêmico, Artigo científicoResumo
Este trabalho analisa a (não) assunção da responsabilidade enunciativa em artigos científicos produzidos por estudantes de Letras. Objetiva identificar, descrever e analisar a materialização da responsabilidade enunciativa, mostrando a quem são atribuídos os enunciados, considerando, mais precisamente, as indicações de quadros mediadores. O trabalho segue, entre outros, os postulados de Adam (2008), acerca da Análise Textual do Discurso (ATD) e da responsabilidade enunciativa dos enunciados, de Passeggi et al. (2010) e Rodrigues, Passeggi & Silva Neto (2010), em que se tem uma exposição pontual daquilo que caracteriza a abordagem de Adam para a ATD, e de Rabatel (2009), em discussão sobre o fenômeno da responsabilização. A análise do corpus revela que o estudante (L1/E1): (i) não assume a responsabilidade enunciativa dos enunciados, mas imputa a responsabilidade a uma fonte do saber (e2); (ii) materializa PdV anônimo, uma vez que não é possível identificar a fonte, o responsável pelo enunciado; (ii) o enunciador (L1/E1) assume claramente a responsabilidade pelo conteúdo enunciado; (iv) o enunciador (L1/E1) assume o dito, mas faz isso na dependência de uma mediação perceptiva. Os resultados evidenciam, portanto, além do diálogo materializado entre o estudante e os autores e/ou teóricos tidos como referenciais na área do saber, o comportamento discursivo desse estudante diante do discurso do outro, em que possibilidades várias existem de fazer menção a eles sem assumir o dito, de compartilhar com eles a responsabilidade, ou ainda de concordar, discordar, apoiar-se, entre outros.
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Referências
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