A Recontextualização na mídia: uma análise linguístico-discursiva da divulgação científica nos sites G1 e Hypescience
Palavras-chave:
Divulgação Científica, Estratégias divulgativas, MídiaResumo
Um dado marcante no atual processo de circulação da informação procedente do âmbito científico na sociedade moderna é o tratamento dado í s informações com o objetivo de alcançar um número cada vez maior de pessoas. Isso ocorre porque o enunciador que tenciona divulgar uma informação de caráter científico para o grande público deve buscar torná-la mais próxima do cotidiano das pessoas para que essa informação pareça relevante para suas vidas. Nesse sentido, é possível notar que, além das estratégias linguístico-discursivas, os textos de divulgação científica voltados à popularização da ciência têm feito uso de várias estratégias com o intuito de tornar as informações mais atrativas para seus leitores. O objetivo desse artigo é investigar a articulação entre as estratégias divulgativas e as técnicas argumentativas utilizadas no processo de recontextualização da informação a fim de verificar o seu funcionamento na construção do sentido dos textos divulgativos nas mídias on line G1 e HypeScience. Para fins analíticos, foram adotados os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de Divulgação Científica e as técnicas argumentativas propostas por Olbrechts-Tyteca (1996). A análise apontou que o site G1 buscou divulgar a informação de forma mais objetiva e científica, ao passo que o site Hypescience lançou mão de modalizadores argumentativos com o intuito de orientar o leitor para determinada conclusão.
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