v. 9 (2020): Publicação contí­nua

					Visualizar v. 9 (2020): Publicação contí­nua
Publicado: 2020-05-18

Editorial

  • Dificuldades e desafios na editoria cientí­fica em tempos de pandemia e ataques à pesquisa

    José Cezinaldo Rocha Bessa
    e02032
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02032

Artigo convidado

Artigos

  • Argumentação na entrevista de seleção de emprego: um olhar sobre a modalização delimitadora

    Francisca Janete da Silva Adelino, Erivaldo Pereira do Nascimento
    e02001
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02001
  • Eu não queria matar...: uma análise da modalidade volitiva em depoimentos de notí­cias de página policial

    André Silva Oliveira
    e02002
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02002
  • O Sermão da Montanha em perspectiva dialógica

    José Luciano Marculino Leal, Wilder Kleber Fernandes de Santana, Pedro Farias Francelino
    e02003
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02003
  • "Redondo é sair do seu quadrado" (2017): análise semiótica de posts publicitários da skol no facebook

    Gabriella Cristina Vaz Camargo, Thaí­s Borba Ribeiro
    e02004
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02004
  • Argumentação, gêneros do discurso e o desenvolvimento de habilidades a partir das orientações da BNCC

    Marluci Fontana Drum, Cristiane Dall" Cortivo Lebler
    e02005
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02005
  • Reflexões sobre a criação da disciplina "Ensino de literaturas de lí­nguas estrangeiras" nos cursos de Letras da UERN

    José Veranildo Lopes da Costa Junior
    e02006
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02006
  • Discurso polí­tico de Lula: o papel do marcador "não" na construção da persona textual

    Erick Kader Callegaro
    e02007
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02007
  • Diferentes tendências no estudo da referenciação no Brasil: teoria atualizada por quem e para quem?

    Silvia Adélia Henrique Guimarães
    e02008
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02008
  • Usos da construção "é pra" na fala de trabalhadores rurais do Alto Oeste Potiguar

    Francisco Roberto da Silva Santos, Jailson José dos Santos, Wellington Vieira Mendes
    e02009
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02009
  • Cultura, identidade e comunicação organizacional: imagens de si no discurso de uma instituição de ensino no Facebook

    Cristine Stella Thomas, Ernani César de Freitas
    e02010
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02010
  • A organização retórica de questões de provas do ENADE do curso de Administração

    José Sales Vidal , Benedito Gomes Bezerra
    e02012
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02012
  • Letramento crí­tico e práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula do Ensino Médio

    Rosivaldo Gomes, Maria do Carmo Barbosa Machado
    e02013
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02013
  • A construção do sujeito trans nas vozes sociais que atravessam o discurso médico em "A garota dinamarquesa"

    Claudemir Sousa
    e02014
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02014
  • El texto escrito através del foro en clases de ELE en la EaD: potencial didáctico versus subutilización del género

    Tatiana Lourenço de Carvalho
    e02015
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02015
  • As contribuições da Linguí­stica Textual nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de lí­ngua portuguesa

    Raí­ssa Martins Brito, Maria Angélica Freire de Carvalho
    e02016
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02016
  • Documentos oficiais e o inglês no ensino médio brasileiro: um breve histórico

    Raquel Martins de Oliveira, Neuda Alves do Lago
    e02017
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02017
  • Paradigmas de ensino revelados pelo dizer do professor

    Danielly Dayane Soares de Macêdo, Maria de Fátima Alves , Roziane Marinho Ribeiro
    e02018
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02018
  • As categorias de pessoa e de tempo: a singularidade da experiência humana que se revela no discurso

    Claudia Toldo, Fernanda Lopes Bortolini
    e02019
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02019
  • Transdutividade dos gêneros formulaicos: apontamentos sobre o processo de individuação da ata no ambiente organizacional

    Álvaro José da Silva Fonseca , Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
    e02020
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02020
  • A leitura na sala de aula: entre a unidade e a dispersão dos sentidos

    Cármen Agustini , João de Deus Leite , Thanielle M. Costa
    e02021
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02021
  • LGBT (Q de Queiroz): deslizamentos de sentido em efeitos metafóricos no discurso do deputado Eduardo Bolsonaro no Twitter

    Dalexon Sérgio da Silva
    e02022
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02022
  • Escolhas lexicais e construção identitária: o Brasil e os brasileiros nas notí­cias humorí­sticas

    Karine Silveira
    e02023
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02023
  • Avaliação e validação de gêneros acadêmicos de aprendizes de português como lí­ngua estrangeira

    Ana Laura dos Santos Marques
    e02024
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02024
  • Em busca do dado singular: a micro história de um estilo

    Fabiana Giovani , Cláudia Raimundo Reyes , Cintia Bartolomeu Garcia
    e02025
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02025
  • Gênero textual crônica como (mega)instrumento para desenvolver a capacidade de escrita do aluno

    Cleide Inês Wittke , Ida Maria Morales Marins
    02026
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02026
  • "O que Achamos do Filme 365 DNI": responsabilidade enunciativa e atos ilocucionários no gênero podcast

    Francisco Diego Sousa, Maria Aparecida Porto Bessa, Rosângela Alves dos Santos Bernardino
    e02027
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02027
  • O uso das TICs e suas implicações para o ensino de Lí­ngua Portuguesa

    Josefa Christiane Mendes Martins de Souza , Crí­gina Cibelle Pereira
    e02028
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02028
  • Da descrição à compreensão das práticas docentes: a importância da escolha dos dispositivos de redução e de análise de dados para a apreensão das lógicas de ensino

    Luciana de Almeida Graça
    e02029
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02029
  • Fique em casa: heterotopia, biopoder e construção de sentidos em discursos sobre a pandemia de Covid-19

    Maria Eliza Freitas do Nascimento , Antonio Genário Pinheiro dos Santos
    e02030
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02030

Resenhas

  • Ensino de lí­ngua e literatura: da teoria à prática

    Henrique Miguel de Lima Silva
    e02031
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02031

Nominata de pareceristas