As contribuições da Linguí­stica Textual nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de lí­ngua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02016

Palavras-chave:

Linguí­stica textual., Lí­ngua portuguesa, BNCC

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar alguns apontamentos da Linguí­stica Textual (LT) que contribuí­ram para a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Defende-se, neste texto, a perspectiva sociointerativa, que traz a linguagem como uma atividade social e a noção de texto como uma unidade em que o sentido é construí­do a partir da interação. Fundamentamo-nos em alguns estudos de Koch (2000, 2002, 2006), Marcuschi (1983, 2008), Bakhtin (2003 [1952-1953], 1997), entre outros, com o propósito de identificar as contribuições que a LT trouxe para a Educação Básica, mais especificamente, para o ensino de lí­ngua portuguesa. Metodologicamente, este artigo caracteriza-se como um estudo descritivo-interpretativo sob uma perspectiva analí­tica. Assevera-se, a partir da análise do documento, que o texto é visto como uma unidade de comunicação, como um ponto de convergência entre as dimensões de linguagem. É no texto que as relações gramaticais se constroem e se reconstroem e é no texto também que os discursos se concretizam. Verifica-se, portanto, uma preocupação da BNCC com o caráter dinâmico das práticas de linguagem, com as novas demandas sociais e com os contextos de usos de textos em uma perspectiva multissemiótica, que tem como suporte as novas mí­dias e os ambientes da Web.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

BRITO, R. M. .; CARVALHO, M. A. F. de . As contribuições da Linguí­stica Textual nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de lí­ngua portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. e02016, 2020. DOI: 10.22297/2316-17952020v09e02016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2376. Acesso em: 5 nov. 2024.