As contribuições da Linguística Textual nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02016Palavras-chave:
Linguística textual., Língua portuguesa, BNCCResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar alguns apontamentos da Linguística Textual (LT) que contribuíram para a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Defende-se, neste texto, a perspectiva sociointerativa, que traz a linguagem como uma atividade social e a noção de texto como uma unidade em que o sentido é construído a partir da interação. Fundamentamo-nos em alguns estudos de Koch (2000, 2002, 2006), Marcuschi (1983, 2008), Bakhtin (2003 [1952-1953], 1997), entre outros, com o propósito de identificar as contribuições que a LT trouxe para a Educação Básica, mais especificamente, para o ensino de língua portuguesa. Metodologicamente, este artigo caracteriza-se como um estudo descritivo-interpretativo sob uma perspectiva analítica. Assevera-se, a partir da análise do documento, que o texto é visto como uma unidade de comunicação, como um ponto de convergência entre as dimensões de linguagem. É no texto que as relações gramaticais se constroem e se reconstroem e é no texto também que os discursos se concretizam. Verifica-se, portanto, uma preocupação da BNCC com o caráter dinâmico das práticas de linguagem, com as novas demandas sociais e com os contextos de usos de textos em uma perspectiva multissemiótica, que tem como suporte as novas mídias e os ambientes da Web.
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