Propostas de produção de textos em livro didático de Lí­ngua Portuguesa: desafios para a prática docente na contemporaneidade

Autores

  • Janayna Bertollo Cozer Casotti Universidade Federal do Espí­rito Santo (UFES)
  • Sandro Luí­s da Silva Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP)

Palavras-chave:

Materiais didáticos, Práticas de produção textual, Letramento digital

Resumo

Pesquisas sobre livros didáticos de Lí­ngua Portuguesa vêm apontando, há um tempo, o efeito sistematizador e, consequentemente, homogeneizante de propostas didáticas neles apresentadas (CORACINI, 1999; D"™ÁVILA, 2008; ROJO, 2013). Buscando discutir esse aspecto, examina-se, neste artigo, livro didático aprovado no contexto do PNLD 2017 e que compõe uma coleção muito utilizada em escolas da rede pública do estado do Espí­rito Santo. Pela análise documental, pretende-se discutir os possí­veis efeitos de uma determinada abordagem de produção textual no ensino de Lí­ngua Portuguesa. Considerando, pois, a concepção de linguagem como "interação de intencionalidades" (CHARAUDEAU, 2001) e tendo como base questões teórico-metodológicas relacionadas ao livro didático de Lí­ngua Portuguesa e ao letramento digital em livros didáticos, busca-se observar as formas como o livro didático de Lí­ngua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental potencializa práticas de produção de textos, inclusive as que se voltam para os gêneros do ambiente digital. Os resultados apontam para propostas de produção de textos que ainda não se configuram como práticas sociais situadas, o que corrobora a importância da autoria do docente em relação ao material didático por ele utilizado.

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Publicado

2018-12-05

Como Citar

CASOTTI, J. B. C. .; SILVA, S. L. da. Propostas de produção de textos em livro didático de Lí­ngua Portuguesa: desafios para a prática docente na contemporaneidade. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 147–166, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/854. Acesso em: 4 dez. 2024.