Produção textual escrita: teorias e práticas

Autores

  • Carla Ane Nascimento de Oliveira Almeida
  • Lúcia Fernanda Pinheiro Barros

Palavras-chave:

Manuais didáticos, Produção textual escrita, Abordagens metodológicas

Resumo

Este artigo, parte integrante do segundo capí­tulo da dissertação de Mestrado, teve como objetivo analisar o trabalho com a produção textual escrita na coleção didática de Lí­ngua Portuguesa – Novas Palavras – aprovada nas quatro edições (2006, 2009, 2012 e 2015) do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLD-EM). A análise consiste em investigar como as propostas de produção de textos dessa coleção evoluem para atender í s abordagens metodológicas para o ensino de produção escrita. Para melhor compreensão do nosso objetivo, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos e metodológicos do ensino de produção de textos, de acordo com í s posições defendidas por pesquisadores como Travaglia (1998), Guedes (2009), Bonini (2002), Barros (2012). Nosso estudo traçou uma análise na perspectiva comparativo-diacrônica, apresentando um breve histórico das metodologias de ensino de produção textual escrita em contraponto com as propostas do Manual Didático, a fim de identificar se essas acompanham as mudanças e evoluções daquelas. Ao final, concluí­mos, por vários aspectos, que o eixo da produção escrita na coleção Novas Palavras não está de acordo com os pressupostos teóricos mais atuais.

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Publicado

2018-04-10

Como Citar

ALMEIDA, C. A. N. de O. .; BARROS, L. F. P. . Produção textual escrita: teorias e práticas. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 62–82, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/566. Acesso em: 5 nov. 2024.