Desafios e reflexões acerca do ensino de produção textual escrita durante a pandemia de Covid-19: concepções docentes em chave interacionista sociodiscursiva
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02412Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial, Produção textual escrita, Trabalho e formação docenteResumo
Este artigo, de base qualitativa e abordagem interpretativista, realiza uma análise de concepções relativas ao ensino de produção textual escrita verbalizadas por duas professoras de Língua Portuguesa em formação continuada durante a pandemia de Covid-19. Vale-se, para isso, do referencial teórico do Interacionismo Sociodiscursivo, articulado à reflexão sobre ensino da escrita desde uma perspectiva textual. A metodologia adotada envolveu a análise das interações verbais das duas professoras durante um encontro destinado à formação continuada docente realizado em dezembro de 2020, ao término do primeiro ano letivo em regime de ensino remoto emergencial. Os resultados obtidos evidenciam os desafios enfrentados pelas docentes no contexto do ensino remoto emergencial, destacando questões relacionadas à adaptação de métodos e procedimentos de ensino, à escassez de recursos didáticos e à desigualdade de conhecimentos discentes considerados necessários à produção de textos escritos. Além disso, ressaltam a importância de considerar tais desafios ao planejar estratégias de ensino em situações de crise sanitária ou mesmo incorporação de recursos digitais online para o trabalho do professor com o ensino da escrita.
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