A formação inicial do professor de língua através de atividades de ensino e de pesquisa: uma reflexão
Palavras-chave:
Formação Inicial, Ensino da Escrita;, Texto/Gênero textualResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino da escrita na formação inicial do professor de língua, envolvendo práticas de ensino e de pesquisa. Com uma base teórica construída pela interface entre as teorias da Linguística Textual (KOCH, 2006; KOCH, ELIAS, 2010, 2016) e do Interacionismo Sociodiscursivo (MACHADO, 2005; BRONCKART, 2008, 2012), tendo o texto/gênero de texto como objeto de ensino (SCHNEUWLY, DOLZ, 2009, 2010), desenvolvemos este estudo a partir de dois momentos vivenciados na atividade de formação inicial: em disciplinas de Leitura e Produção de textos e em um projeto de pesquisa voltado ao ensino da produção escrita. Foi possível concluir que, embora o texto seja reconhecido como objeto de estudo, os futuros professores ainda encontram dificuldades em abordá-lo e produzi-lo sob uma perspectiva de interação, de construção de sentidos. Vemos o trabalho por meio de projetos como uma possibilidade de superar tais dificuldades no ensino da escrita.
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