Gênero textual crônica como (mega)instrumento para desenvolver a capacidade de escrita do aluno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02026

Palavras-chave:

Diálogo, Discurso, Linguagem

Resumo

Este artigo objetiva mostrar as vantagens existentes na realização de trabalhos com a escrita por meio de gêneros textuais na escola. Assumindo a metodologia da Escola de Genebra, realizamos o ensino da crônica através do modelo didático desenvolvido pelos didaticisitas Schneuwly e Dolz (2004[2010]). Neste estudo, socializamos duas propostas elaboradas no meio universitário e aplicadas em diferentes escolas, cujo objetivo foi desenvolver as capacidades de linguagem dos estudantes, em situação comunicativa, na modalidade escrita. A partir de uma perspectiva interacionista sociodiscursiva da linguagem (BRONCKART, 1999[2012]), nós, professoras e pesquisadoras de duas universidades do sul do paí­s, juntamente com acadêmicos bolsistas, em atividades de pesquisa e de extensão, produzimos e aplicamos dois projetos voltados ao ensino e à apropriação do gênero crônica. Os resultados mostrados no processo de ensino e na qualidade dos gêneros produzidos corroboram que esse procedimento metodológico, através de uma sequência didática, é pertinente tanto à prática docente quanto à aprendizagem do aluno, pois ambos se sentem amparados e mais seguros para realizarem as atividades propostas. Sob o nosso ponto de vista, esse procedimento facilita o trabalho do professor, pois ele consegue planejar suas aulas a partir das necessidades apontadas pelos alunos, como também oportuniza aos estudantes refletirem sobre o uso da linguagem, à medida que se apropriam do gênero em estudo. Enfim, as crônicas produzidas pelos estudantes mostram avanços no domí­nio das suas capacidades de linguagem, desde as de ação, as discursivas, até as linguí­stico-discursivas, especialmente na segunda produção.

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

WITTKE , C. I. .; MARINS, I. M. M. . Gênero textual crônica como (mega)instrumento para desenvolver a capacidade de escrita do aluno. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. 02026, 2020. DOI: 10.22297/2316-17952020v09e02026. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2701. Acesso em: 5 nov. 2024.