Gênero textual crônica como (mega)instrumento para desenvolver a capacidade de escrita do aluno
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02026Palavras-chave:
Diálogo, Discurso, LinguagemResumo
Este artigo objetiva mostrar as vantagens existentes na realização de trabalhos com a escrita por meio de gêneros textuais na escola. Assumindo a metodologia da Escola de Genebra, realizamos o ensino da crônica através do modelo didático desenvolvido pelos didaticisitas Schneuwly e Dolz (2004[2010]). Neste estudo, socializamos duas propostas elaboradas no meio universitário e aplicadas em diferentes escolas, cujo objetivo foi desenvolver as capacidades de linguagem dos estudantes, em situação comunicativa, na modalidade escrita. A partir de uma perspectiva interacionista sociodiscursiva da linguagem (BRONCKART, 1999[2012]), nós, professoras e pesquisadoras de duas universidades do sul do país, juntamente com acadêmicos bolsistas, em atividades de pesquisa e de extensão, produzimos e aplicamos dois projetos voltados ao ensino e à apropriação do gênero crônica. Os resultados mostrados no processo de ensino e na qualidade dos gêneros produzidos corroboram que esse procedimento metodológico, através de uma sequência didática, é pertinente tanto à prática docente quanto à aprendizagem do aluno, pois ambos se sentem amparados e mais seguros para realizarem as atividades propostas. Sob o nosso ponto de vista, esse procedimento facilita o trabalho do professor, pois ele consegue planejar suas aulas a partir das necessidades apontadas pelos alunos, como também oportuniza aos estudantes refletirem sobre o uso da linguagem, à medida que se apropriam do gênero em estudo. Enfim, as crônicas produzidas pelos estudantes mostram avanços no domínio das suas capacidades de linguagem, desde as de ação, as discursivas, até as linguístico-discursivas, especialmente na segunda produção.
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