Os Simpsons vão para o Brasil: uma análise dialógica a partir da expressividade da carnavalização e da refração na linguagem
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02408Palavras-chave:
Análise Dialógica. Carnavalização. Refração.Resumo
Este artigo analisa o episódio “A culpa de Lisa”, da série de animação norte-americana The Simpsons, referente à viagem da família Simpsons ao Brasil. A pesquisa é norteada pela questão: quais estratégias discursivas são utilizadas no episódio “A culpa de Lisa” para refratar o Brasil de forma carnavalizada? Para atender ao enunciado da questão, este trabalho objetiva analisar como alguns traços da ideia bakhtiniana de carnavalização e a ideia volochinoviana de refração na linguagem contribuem para a construção ideológica e hiperbólica de um país “às avessas”, tal como o episódio o refrata. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e o percurso metodológico segue o pensamento linguístico-reflexivo do Círculo de Bakhtin, com o método sociológico e a Análise Dialógica do Discurso (ADD) como norte para a leitura dos enunciados. Os resultados revelam que, por meio da carnavalização e da refração na linguagem, é possível compreender a relação entre enunciados carregados de ideologias, diálogos satíricos e críticas contundentes à condição humana e à gestão política do país, especialmente em relação às situações vivenciadas por comunidades carentes.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017 [1970/1971].
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra, notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016 [1952/53].
BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoievski. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 [1929].
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008 [1965].
BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-33.
DENIS, S. O cinema de Animação. Lisboa: Texto & Grafia, 2010.
DE PAULA, L.; STAFUZZA, G. Carnaval – Aval à carne viva (d)a linguagem: a concepção de Bakhtin. In: DE PAULA, L.; STAFUZZA, G. (org.). Círculo de Bakhtin: diálogos in possíveis. São Paulo: Mercado de Letras, 2010. p. 131-148.
FOSSATTI, C. L. Cinema de animação: uma trajetória marcada por inovações. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 2009, Fortaleza/CE. Anais Fortaleza/CE, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais1/encontros-nacionais/7o-encontro-2009- . Acesso em: 24 nov. 2021.
LEITE, F. B. A utilização do método sociológico para estudos em ciências da religião e em teologia. In.: COSTA, J. C. de L; FRANCELINO, P. F. Linguagem, discurso e religião: diálogos e interfaces. São Carlos: Pedro e João Editores, 2017. p. 9-30.
LUCENA JÚNIOR, A. Arte da animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Senac, 2011.
MCKEE, R. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba: Arte e Letra, 2006.
MEDVIÉDEV, P. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Contexto, 2012 [1928].
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORSON, G. S.; EMERSON, C. Mikhail Bakhtin: criação de uma prosaística. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: EdUSP, 2008.
SILVA, E. C. da. Hierofania discursiva: a objetificação do sagrado. In.: COSTA, J. C. de L; FRANCELINO, P. F. Linguagem, discurso e religião: diálogos e interfaces. São Carlos: Pedro e João Editores, 2017, p. 67-82.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].
WELLS, P. Animation: genreand authorship. Coleção Short Cuts, v. 13. Londres: Wallflower, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.