A (des)informação como estratégia política na gestão da pandemia da COVID-19 no Brasil: uma análise discursiva

Autores

  • Orlando Silva de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) https://orcid.org/0000-0003-4463-0461
  • Kélvya Freitas Abreu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) https://orcid.org/0000-0002-9003-2983

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02218

Palavras-chave:

Desinformação, COVID-19, Análise Dialógica do Discurso

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o embate das vozes sociais presentes em discursos proferidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a COVID-19, e compreender quais interesses estavam em disputa nos seus enunciados. O corpus da pesquisa é constituído por quatro enunciados sobre a pandemia, proferidos pelo mandatário do Poder Executivo brasileiro, no período de 06 a 24 de março de 2020. O trabalho se configura como uma pesquisa de natureza interpretativa e de abordagem qualitativa. Assim, fundamentado pela teoria decorrente do Círculo de Bakhtin, recorre, metodologicamente, ao cotejo de textos (em sentido amplo), conforme pensado por Bakhtin e defendido por Geraldi (2012), para a realização da análise dialógica dos discursos que compõem o corpus, relacionando-o a conteúdos jornalísticos publicados à época que refletem e refratam a percepção das consequências práticas dos enunciados presidenciais sobre a pandemia da COVID-19. Como resultado das análises, identificou-se que o presidente do Brasil adotou a desinformação como estratégia para produzir seu discurso político, marcando seu posicionamento ideológico frente à pandemia, com o propósito de impedir que os impactos da referida crise sanitária fossem percebidos pela população e abalassem sua imagem, de modo a prejudicar a sua manutenção no comando do país. Sendo assim, a pesquisa contribui para uma melhor compreensão de quais interesses foram postos em jogo em meio ao enfrentamento do caos sanitário causado pela COVID-19 no território nacional, além de permitir observar as questões ideológicas que estavam recobrindo a realidade circundante e como o discurso de desinformação política foi configurado.

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Biografia do Autor

Orlando Silva de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Ciência da Computação pelo CIn/UFPE. Atualmente é professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Participa do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED).

Kélvya Freitas Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Doutoranda em Letras (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/CAMEAM), Mestre em Linguística (2011) e licenciada em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2008). Especialista em Ensino de Língua Espanhola (2014) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), e em Linguística (2012) pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Atualmente é professora de espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro. Atua na área de Estudos do Discurso e do Texto, Texto e Construção de Sentidos, Linguística Aplicada com ênfase ao ensino e aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira na perspectiva dos múltiplos letramentos. É líder do grupo de pesquisa GEPET - Campus Salgueiro e é membro do Grupo de Estudos do Discurso (GRED/UERN).

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

OLIVEIRA, O. S. de; ABREU, K. F. A (des)informação como estratégia política na gestão da pandemia da COVID-19 no Brasil: uma análise discursiva. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 11, p. e02218, 2022. DOI: 10.22297/2316-17952022v11e02218. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4045. Acesso em: 5 nov. 2024.