O instagramer e seu discurso multissemiótico na rede social digital instagram
Palavras-chave:
Rede social digital, Instagramer, Discurso multissemióticoResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar o discurso multissemiótico do Instagramer, a partir da relação verbo-visual de suas postagens, especificamente, relacionar as marcas da presença do lnstagramer com estratégias de construção de sentidos por meio da relação verbo-visual do discurso multissemiótico; e verificar de que forma esse discurso contribui para uma nova visão social do sujeito digital. Partimos de pressupostos teóricos fundamentados na semiótica da imagem (SANTAELLA, 2011, 2012) e nos estudos visuais (DOMÈNECH, 2011); no conceito de rede social (RECUERO, 2014), na teoria da análise dialógica do sujeito do discurso (BAKHTIN, 2010) e na definição de Habitus (BOURDIEU, 2004). Consideramos que linguagem e tecnologia digital se aliam para a construção de sentidos e significados sociais, históricos, culturais e discursivos e a relação verbo-visual serve de link num processo participativo, colaborativo e solidário de constituição de significados que se valem de elementos multissemióticos como base para a propagação da informação. Foram coletadas 3 postagens referentes à Copa do Mundo de 2014, evento esse selecionado para compor o corpus devido à sua propagação midiática como copa das redes sociais. Realizamos as análises dos dados por meio da releitura das categorias apontadas por Santaella (2012) e concluímos que o discurso verbo-visual do Instagramer é o resultado de um processo criativo estético-discursivo que utiliza elementos semióticos como base para a interação comunicativa e dialógica, tornando a imagem elemento autônomo fundamental para a tessitura das ações dos sujeitos digitais na interface dessa rede que atua como meio para a produção da informação.Downloads
Referências
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