O instagramer e seu discurso multissemiótico na rede social digital instagram
Keywords:
Rede social digital, Instagramer, Discurso multissemióticoAbstract
O objetivo desta pesquisa foi analisar o discurso multissemiótico do Instagramer, a partir da relação verbo-visual de suas postagens, especificamente, relacionar as marcas da presença do lnstagramer com estratégias de construção de sentidos por meio da relação verbo-visual do discurso multissemiótico; e verificar de que forma esse discurso contribui para uma nova visão social do sujeito digital. Partimos de pressupostos teóricos fundamentados na semiótica da imagem (SANTAELLA, 2011, 2012) e nos estudos visuais (DOMÈNECH, 2011); no conceito de rede social (RECUERO, 2014), na teoria da análise dialógica do sujeito do discurso (BAKHTIN, 2010) e na definição de Habitus (BOURDIEU, 2004). Consideramos que linguagem e tecnologia digital se aliam para a construção de sentidos e significados sociais, históricos, culturais e discursivos e a relação verbo-visual serve de link num processo participativo, colaborativo e solidário de constituição de significados que se valem de elementos multissemióticos como base para a propagação da informação. Foram coletadas 3 postagens referentes à Copa do Mundo de 2014, evento esse selecionado para compor o corpus devido à sua propagação midiática como copa das redes sociais. Realizamos as análises dos dados por meio da releitura das categorias apontadas por Santaella (2012) e concluímos que o discurso verbo-visual do Instagramer é o resultado de um processo criativo estético-discursivo que utiliza elementos semióticos como base para a interação comunicativa e dialógica, tornando a imagem elemento autônomo fundamental para a tessitura das ações dos sujeitos digitais na interface dessa rede que atua como meio para a produção da informação.Downloads
References
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
BARTHES, R. A câmara clara. 2. ed. Lisboa – Portugal: Edições 70, 2012.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DOMÈNECH, J. M. C. A forma do real – introdução aos estudos visuais. São Paulo: Summus, 2011.
FARACO, C. A. Linguagem & diálogo – as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
FONTE, R.; CAIADO, R. Práticas discursivas multimodais no WhatsApp: uma análise verbo-visual. Desenredo (PPGL/UPF), v. 10, p. 475-487, 2014.
______. Multimodalidade e tecnologia móvel digital: a relação entre imagem e texto verbal na produção de sentidos. In: ACIOLI, M. D. et al (Orgs.). Linguagem: entre o sistema, o texto e o discurso. Curitiba: CRV, 2015, p. 39-50.
FREITAS, A. K. M de. Psicodinâmica das cores em comunicação. NUCOM, Limeira – SP, ano 04, n. 12, p. 01 – 18, 2007. Disponível em:
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Cor/psicodinamica_das_cores_em_comunicacao.pdf. Acesso em: 17.08.2015.
LUZ, A. F. O Instagramer e seu discurso multissemiótico na rede social do Instagram. 2015. 113f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem). Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2015.
RECUERO, R. Redes sociais na Internet. 2. ed. rev. e amp. Porto Alegre: Sulina, 2014.
SANTAELLA, L. Leitura de imagens. Coleção Como eu ensino. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
______. Linguagens líquidas na era da mobilidade. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2011.
SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem – cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.