Hiperconto e o ensino de literatura digital: uma abordagem metodológica para o Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02214

Palavras-chave:

Literatura Digital. Hiperconto. Método Recepcional.

Resumo

A literatura digital é movida pelos motores da cultura contemporânea, é feita por meio de equipamentos eletrônicos e geralmente lida em suporte digital; trata-se de uma leitura interativa que dialoga com os mais variados recursos digitais. A presente pesquisa objetiva verificar a recepção de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, no que se refere à fruição da leitura de literatura digital, mais especificamente sobre o hiperconto de suspense Um Estudo em Vermelho, de Marcelo Spalding. Para tanto, como aporte teórico, pautou-se nos estudos de Hayles (2009), e seu caudatário Kirchof (2016), de modo a buscar entender o funcionamento e as contribuições da literatura digital para o ensino. Dessarte, o estudo se deu por meio de uma pesquisa-ação, cuja abordagem metodológica é calcada no Método Recepcional, de Bordini e Aguiar (1988), os dados aqui analisados foram coletados por meio de questionários aplicados ao início e ao final da oficina, os quais foram estudados qualitativa e quantitativamente. Como resultado, aponta-se a importância da formação do leitor e confirma-se o fato de a literatura digital, sobretudo o hiperconto, possibilitar interação aos estudantes, tornando a leitura convidativa e prazerosa.

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Biografia do Autor

Cláudia Souza Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Letras Português, pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Mestranda em Letras - Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Participou como bolsista dos Programas PIBID e Residência Pedagógica, desenvolve pesquisa na área de ensino de literatura.

Rosimeiri Darc Cardoso, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Docente da Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR, Campus de Apucarana-PR. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis-SP).

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Publicado

2022-11-08

Como Citar

RIBEIRO, C. S.; CARDOSO, R. D. Hiperconto e o ensino de literatura digital: uma abordagem metodológica para o Ensino Fundamental II. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 11, p. e02214, 2022. DOI: 10.22297/2316-17952022v11e02214. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3982. Acesso em: 4 dez. 2024.