A importância da interlocução constitutiva de sujeitos estudantes de 6° ano na indissociabilidade entre língua e literatura
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02522Palavras-chave:
Interlocução. Ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Indissociabilidade entre língua e literatura.Resumo
Este artigo apresenta o processo e o resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, sendo realizada no estado de Santa Catarina. O objetivo é apresentar uma reflexão sobre a importância da interlocução constitutiva de sujeitos estudantes de 6° ano na indissociabilidade entre língua e literatura. Apoiamo-nos teoricamente em Bakhtin, Volóchinov e seu Círculo de estudos (1999, 2017, 2020) no que se refere à filosofia da linguagem e a autores como Geraldi (1997, 2010, 2012) e Giovani (2021, 2024) no que se refere ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa. As escolhas metodológicas circulam pela pesquisa-ação (Thiollent, 1986) e pelo paradigma indiciário de Ginzburg (1986) aliado ao cotejo bakhtiniano (Giovani, 2017). A análise indiciária evidencia o processo de interlocução mediado pela professora com a obra literária produzida pelos autores contemporâneos José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta que na coleção Fábrica de Fábulas apresenta uma releitura dos clássicos da literatura universal. O processo de interlocução é coroado pela troca de cartas entre os estudantes e os autores da literatura trabalhada, o que nos leva a acreditar que a escola investindo na interlocução construirá um caminho de domínio da linguagem com vistas à humanização dos sujeitos, contribuição de inclinação cultural peculiar da produção literária, cujo sentido é engajamento de liberdade.
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