“A era do empoderamento” e as novas habilidades esperadas do professor: entrevista com Marc Prensky

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02315

Palavras-chave:

(Multi)letramentos, Gamificação, Ensino

Resumo

Nesse número, a revista Diálogo das Letras tem a honra de publicar a entrevista realizada com o pesquisador americano Marc Prensky, escritor e consultor educacional americano criador dos termos “nativos digitais” e “imigrantes digitais”. O professor Prensky é conhecido por seu trabalho na aplicação de tecnologias digitais na educação e na utilização de jogos como ferramentas de ensino. Prensky tem bacharelado pela Universidade Yale, e MBA pela Universidade de Harvard. Ele é autor de diversos livros sobre educação, tecnologia e jogos digitais, incluindo "Aprendizagem baseada em Jogos Digitais" e "Não me atrapalhe, mãe – eu estou aprendendo", ambos publicados no Brasil. Prensky também é autor do premiado livro "Teaching Digital Natives: Partnering for Real Learning", no qual discute a adaptação do sistema educacional ao estilo de aprendizagem dos jovens nascidos na era digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Ramalho Barbosa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Linguística pelo PROLING (2023). Possui Mestrado em Jornalismo (2021) pelo Programa de Pós Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialização em literatura de língua inglesa pela Faculdade São Luís (2021); Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2001) e em Letras - língua inglesa (2020), ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente faz Mestrado em Linguística e Ensino (MPLE) pela UFPB.

Henrique Miguel de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus I, lotado no Departamento de Língua Portuguesa e Linguística - DLPL/CCHLA.  Doutorado em Linguística pelo PROLING/UFPB. Pós-Doutorado em Ensino pelo PPGE/UERN. Docente Permanente dos Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino PGLE/UFPB e Programa de Pós-Graduação em Linguística PROLING/UFPB.

Laurênia Souto Sales, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Associada I da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV. Tem Doutorado em Linguística (2009) pela UFPB, onde também concluiu o Mestrado em Letras (2004). É também professora, na modalidade Educação a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPB Virtual. É membro dos grupos de pesquisa Práticas sociais e culturais de leitura e escrita (CNPQ), Cognição e Ensino (CNPQ) e Ciências da Cognição e da Aprendizagem (CNPQ).

Referências

...

Publicado

2023-07-27

Como Citar

BARBOSA, T. R. .; SILVA, H. M. de L. .; SALES, L. S. “A era do empoderamento” e as novas habilidades esperadas do professor: entrevista com Marc Prensky. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02315, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02315. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5213. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas