Ensino de produção textual: que concepções de lí­ngua e de texto estão em jogo

Autores

  • Jailton Jáder Nóbrega Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Dolores Oliveira de Orange Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Emanuele de Souza Pacheco Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Ensino de português, Prática pedagógica, Produção textual

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar e discutir como se efetiva o ensino de produção textual na educação básica e quais as concepções de lí­ngua e de texto que norteiam esse ensino, já que, apesar de ter havido uma mudança nos paradigmas teóricos da Linguí­stica Moderna, as aulas de escrita ainda são centradas na elaboração artificial de textos que servem de instrumento para correção gramatical ou para exercí­cios da obrigação escolar. Nesse sentido, buscamos investigar se o ensino da produção de textos leva em conta as condições discursivas dos diversos gêneros textuais que circulam na sociedade, bem como padrões de textualidade referentes a essas condições. Para realizar essa investigação, de caráter qualitativo-indiciário, observamos aulas de lí­ngua portuguesa em duas escolas do Recife (PE) de perfis diferentes: uma pública da rede estadual (ensino médio) e um colégio de Aplicação (ensino fundamental). Os resultados da análise evidenciam diferentes práticas pedagógicas em relação ao ensino de produção textual, o que, por um lado, se explica em função da tradição pedagógica e, por outro pode nos levar à conclusão de que estamos numa fase de transição no que se refere à concepção de lí­ngua, de texto e de seu ensino.

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

NÓBREGA, J. J. .; ORANGE, D. O. de .; PACHECO, E. de S. . Ensino de produção textual: que concepções de lí­ngua e de texto estão em jogo. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 288–306, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1262. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos da Graduação