Ensino de produção textual: que concepções de lí­ngua e de texto estão em jogo

Autores

  • Jailton Jáder Nóbrega Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Dolores Oliveira de Orange Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Emanuele de Souza Pacheco Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Ensino de português, Prática pedagógica, Produção textual

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar e discutir como se efetiva o ensino de produção textual na educação básica e quais as concepções de lí­ngua e de texto que norteiam esse ensino, já que, apesar de ter havido uma mudança nos paradigmas teóricos da Linguí­stica Moderna, as aulas de escrita ainda são centradas na elaboração artificial de textos que servem de instrumento para correção gramatical ou para exercí­cios da obrigação escolar. Nesse sentido, buscamos investigar se o ensino da produção de textos leva em conta as condições discursivas dos diversos gêneros textuais que circulam na sociedade, bem como padrões de textualidade referentes a essas condições. Para realizar essa investigação, de caráter qualitativo-indiciário, observamos aulas de lí­ngua portuguesa em duas escolas do Recife (PE) de perfis diferentes: uma pública da rede estadual (ensino médio) e um colégio de Aplicação (ensino fundamental). Os resultados da análise evidenciam diferentes práticas pedagógicas em relação ao ensino de produção textual, o que, por um lado, se explica em função da tradição pedagógica e, por outro pode nos levar à conclusão de que estamos numa fase de transição no que se refere à concepção de lí­ngua, de texto e de seu ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, C. B., TARDELLI, M. C. Escrevendo e falando na sala de aula. In: GERALDI, J.W.; CITELLI, B. (coord.). Aprender e ensinar com textos de alunos. vol. 1. ed. 2. São Paulo: Cortez, p. 25-47, 1997.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BATISTA, A. A. G. A gramática e o ensino do português. In: Leitura – teoria e prática, ano 10, n. 17, jun., 1991.

BRITTO, L. P. L. Em terra de surdos-mudos (um estudo sobre as condições de produção de textos escolares). In GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: ítica, p. 117-126, 2001.

CITELLI, B. H. M., BONATELLI, I. R. M. A escrita na sala de aula: vivências e possibilidades. In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. (coords.). Aprender e ensinar com textos de alunos. vol. 1. ed. 2. São Paulo: Cortez, p. 119-173, 1997.

COSTA VAL, M. da G. Texto, textualidade e textualização. In: CECCANTINI, J. L. T.; PEREIRA, R. F.; ZANCHETTA, JR. J. (orgs). Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Lí­ngua Portuguesa, v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004.

GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: ítica, 2001a.

__________. Escrita, uso da escrita e avaliação. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: ítica, 2001b.

__________. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: ítica, 2001c.

KOCH, I. V., ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCUSCHI, B. Redação escolar: breves notas sobre um gênero textual. In: SANTOS, C. F; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (orgs.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica / CEEL / MEC, 2007.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. ed. 9. São Paulo: Cortez, 2008.

__________. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONíSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MIRANDA DA SILVA, W. O Gênero textual no espaço didático. 158 f. Tese (doutorado em Linguí­stica) – Pós-graduação em Letras e Linguí­stica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2003.

SANTOS, C. F. O ensino de lí­ngua escrita na escola: dos tipos aos gêneros textuais. In:__________; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (orgs.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica / CEEL / MEC, 2007.

SUASSUNA, L. Didática da lí­ngua portuguesa. In: __________. Ensaios de pedagogia de lí­ngua portuguesa. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2006a.

__________. Ensino de redação: resultados, tendências e desafios. In: __________. Ensaios de pedagogia de lí­ngua portuguesa. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2006b.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

NÓBREGA, J. J. .; ORANGE, D. O. de .; PACHECO, E. de S. . Ensino de produção textual: que concepções de lí­ngua e de texto estão em jogo. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 288–306, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1262. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos da Graduação