A Inter-relação leitura e produção textual em publicações que circulam em contexto acadêmico

Autores

  • Giovane Fernandes Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Leitura, Produção textual, Contexto acadêmico

Resumo

Este artigo investiga, à luz da concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2003; 2006), como manuais didáticos direcionados ao ensino superior operacionalizam o conceito de leitura e produção textual como processos inter-relacionados (ROTTAVA, 2003). A metodologia de pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, consistiu no levantamento de obras sobre leitura e escrita em âmbito universitário, publicadas nos últimos dez anos, por se acreditar que estas incorporariam uma perspectiva integradora de ensino e atenderiam a necessidades e expectativas de leitura e produção textual de estudantes em iní­cio de graduação. A análise dos dados foi orientada por critérios que indicaram como a leitura e a escrita são contempladas em cada publicação. Os resultados sugerem que, embora a leitura e a produção textual se inter-relacionem na maior parte das atividades propostas pelas obras analisadas, há um predomí­nio da leitura, a qual se constitui, na maioria das vezes, ponto de partida para a produção textual e instrumentaliza o processo de construção de sentidos em escrita. A contribuição deste estudo é no sentido de indicar que concepção de leitura e produção textual predomina em publicações direcionadas ao contexto acadêmico e como tais práticas se inter-relacionam nas tarefas apresentadas por essas publicações.

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Publicado

2014-12-05

Como Citar

OLIVEIRA, G. F. . A Inter-relação leitura e produção textual em publicações que circulam em contexto acadêmico. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 127–148, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1367. Acesso em: 5 nov. 2024.