A Inter-relação leitura e produção textual em publicações que circulam em contexto acadêmico
Mots-clés :
Leitura, Produção textual, Contexto acadêmicoRésumé
Este artigo investiga, à luz da concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2003; 2006), como manuais didáticos direcionados ao ensino superior operacionalizam o conceito de leitura e produção textual como processos inter-relacionados (ROTTAVA, 2003). A metodologia de pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, consistiu no levantamento de obras sobre leitura e escrita em âmbito universitário, publicadas nos últimos dez anos, por se acreditar que estas incorporariam uma perspectiva integradora de ensino e atenderiam a necessidades e expectativas de leitura e produção textual de estudantes em início de graduação. A análise dos dados foi orientada por critérios que indicaram como a leitura e a escrita são contempladas em cada publicação. Os resultados sugerem que, embora a leitura e a produção textual se inter-relacionem na maior parte das atividades propostas pelas obras analisadas, há um predomínio da leitura, a qual se constitui, na maioria das vezes, ponto de partida para a produção textual e instrumentaliza o processo de construção de sentidos em escrita. A contribuição deste estudo é no sentido de indicar que concepção de leitura e produção textual predomina em publicações direcionadas ao contexto acadêmico e como tais práticas se inter-relacionam nas tarefas apresentadas por essas publicações.Téléchargements
Références
BAKHTIN, M./ VOLOCHÍNOV. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Vieira. 12. edição. São Paulo: Hucitec, 2006.
BARROS, D. L. P. de. Contribuições de Bakhtin í s teorias do texto e do discurso. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. de. (Orgs.) Diálogos com Bakhtin. 4. edição. Curitiba: Editora UFPR, 2007, p. 21-37.
DIDIO, L. Leitura e produção de textos. São Paulo: Atlas, 2013.
DIONÍSIO, M. de L.; FISCHER, A. Perspectivas sobre letramento (s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de pesquisa em educação, v. 06, n. 01, p. 79-93, 2011.
FERREIRA, L. T. A análise linguística na produção de e-mails: uma proposta didática. In: FONTANA, N. M.; PORSCHE, S. C. (Orgs.) Leitura, escrita e produção oral: propostas para o ensino superior. Caxias do Sul: EDUCS, 2011.
FLORES, V. do N.; TEIXEIRA, M. O dialogismo: Mikhail Bakhtin. In: __________. Introdução à Linguística da Enunciação. 2. edição. São Paulo: Contexto, 2013, p. 45-62.
__________; BARBISAN, L. B; FINATTO, M. J. B; TEIXEIRA, M. Dicionário de Linguística da Enunciação. 1. edição. São Paulo: Contexto, 2009.
JUNIOR, W. E. F. Produção textual em diferentes gêneros: um caso na formação de professores de química. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 02, p. 201-224.
KÖCHE, V. S.; BOFF, O. M; MARINELLO, A F. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
__________. Estudo e produção de textos: gêneros textuais do relatar, narrar e descrever. Petrópolis: Vozes, 2012.
MACHADO, A. R. Uma experiência de assessoria docente e de implementação de material didático no ensino de produção de textos na universidade. D.E.L.T.A., v. 16, n. 01, p. 01-26, 2000.
MOTTA-ROTH, D; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
ROTTAVA, L. A perspectiva dialógica na construção de sentidos em leitura e escrita. Linguagem & Ensino, v. 02, n. 02, p. 145-160, 1999.
__________. A leitura e a escrita como processos inter-relacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de português como L2 para hispano-falantes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
__________. A inter-relação leitura e produção textual em publicações que circulam em contexto acadêmico. 2013. 16 p. Projeto de pesquisa financiado pelo CNPq.
SOUZA, M. L. de; BASSETO, L. M. T. Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 01, p. 01-28, 2013.
SCHOFFEN, J. R. Gêneros do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no exame Celpe-Bras. 2009. 189 p. Tese de Doutorado em Estudos da Linguagem. Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
SILVEIRA, M. I. M. A evolução e a diversificação do conceito de gênero. In: __________. Análise de gênero textual: concepção sócio-retórica. 1. edição. Maceió: EDUFAL, 2005, p. 38-68.
THEREZO, G. P. Redação e Leitura para Universitários. São Paulo: Alínea, 2007.
VOTRE, S. J.; PEREIRA, V.; GONÇALVES, J. Desenvolvendo a competência comunicativa em gêneros da escrita acadêmica. Niterói: EDUFF, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.