Reflexões sobre a leitura de quadrinhos: da interpretação à produção textual
Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, Leitura e produção de texto, Ensino, Linguagem multimodalResumo
Desde que o Governo Federal começou a incentivar o uso de quadrinhos nas escolas, a problemática sobre o uso desses gêneros em sala de aula começou a surgir. Isso acontece, em parte, devido ao desconhecimento que alunos e professores têm da linguagem dos quadrinhos. Afinal, como trabalhar com quadrinhos para o ensino de leitura de forma efetiva? Acreditamos que o ensino de leitura, interpretação e produção de textos por meio dos quadrinhos será eficiente se focarmos o ensino do gênero e de sua linguagem característica. Para discutir essas questões, partiremos das exigências dos PCN (1998) e dos pressupostos de McCloud (1995) sobre a linguagem dos quadrinhos, e adicionaremos as pontuações de autores como Ramos (2008), Bazerman (2005) e Mendonça (2005), dentre outros, sobre o ensino de leitura e produção textual nas escolas.
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