Reflexões sobre a leitura de quadrinhos: da interpretação à produção textual

Autores

  • Lucas Piter Alves Costa Universidade Federal de Viçosa (PPG-UFV)
  • Alex Caldas Simões Universidade Federal de Viçosa (PPG-UFV)

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Leitura e produção de texto, Ensino, Linguagem multimodal

Resumo

Desde que o Governo Federal começou a incentivar o uso de quadrinhos nas escolas, a problemática sobre o uso desses gêneros em sala de aula começou a surgir. Isso acontece, em parte, devido ao desconhecimento que alunos e professores têm da linguagem dos quadrinhos. Afinal, como trabalhar com quadrinhos para o ensino de leitura de forma efetiva? Acreditamos que o ensino de leitura, interpretação e produção de textos por meio dos quadrinhos será eficiente se focarmos o ensino do gênero e de sua linguagem caracterí­stica. Para discutir essas questões, partiremos das exigências dos PCN (1998) e dos pressupostos de McCloud (1995) sobre a linguagem dos quadrinhos, e adicionaremos as pontuações de autores como Ramos (2008), Bazerman (2005) e Mendonça (2005), dentre outros, sobre o ensino de leitura e produção textual nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAZERMAN, C. A vida dos gêneros, a vida na sala de aula. In: BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2005, p. 23-34.

BONINO. R. Onomatopéia, imagem e ação. Revista Educação. Ano 12, n.o 144, Ed. Seguimento, Abr. 2009. p. 24-59.

BOWCHER, W. L. Field and multimodal texts. In: HASAN, R.; MATHIESSEN, C.; WEBSTER, J. Continuing discourse on language: a functional perspective. V2. Equinox, 2007, p. 619-646.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental – SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental. Brasí­lia, 1998.

Conteúdos Básicos Comuns . Governo de Minas Gerais. SEE MG, 2005.

COSTA, L. P. A.; LOPES, E. C. A contribuição das histórias em quadrinhos nas análises literárias: O Alienista, de Machado de Assis, em graphic novel. Relatório Final de Pesquisa de Iniciação Cientí­fica. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2009.

COSTA, L. P. A.; LOPES, E. C. Sob os quadros da Casa Verde: uma entrevista com Fábio Moon. Opiniões. Ano 1. Vol. 1. N. 1. (2010). São Paulo: FFLCH: USP: 2010, p. 124-133.

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. Trad. de Luí­s Carlos Borges. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 3ª edição, 1999.

KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1989.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. London: Routledge, 2001.

MATENCIO, M. L. M. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1994.

McCLOUD, S. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.

MENDONÇA, M. R. S. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONISIO, A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 4ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 194-207.

MOON, F.; Bí, G. O Alienista: adaptação em quadrinhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

NAIFEH, T. Courtney Crumrin and the night things. EUA: Oni Press, 2007.

NAIFEH, T. Courtney Crumrin e as criaturas da noite. Trad. Marquito Maia. São Paulo: Devir, 2007.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

SIMÕES, A. C. Aline, gêneros e leitura: por novos paradigmas de ensino para o gênero tirinha no ensino básico. Revista Intertexto, v.3, n°1, Jan./Jun., 2010. p. 24-47.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Os quadrinhos oficialmente na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, W; RAMOS, P. Quadrinhos na educação. São Paulo: Contexto, 2009. p. 9-42.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

COSTA, L. P. A. .; SIMÕES, A. C. . Reflexões sobre a leitura de quadrinhos: da interpretação à produção textual. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 73–87, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1209. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores