Um guia de estratégias de leitura para o texto hipermodal em língua estrangeira: foco na hipermodalidade e no afeto
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02130Palavras-chave:
Texto hipermodal, Leitura em língua estrangeira, Estratégias de leituraResumo
As mudanças e os desafios acarretados pela pandemia de COVID-19 no mundo atual, somados à necessidade de trabalhos sobre a linguagem e o uso das tecnologias, em particular, sobre a leitura do texto hipermodal, demandam estudos que focalizem o Letramento digital. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo propor um guia de estratégias para a leitura do texto hipermodal em língua estrangeira (LE), considerando a hipermodalidade e o afeto. Adota-se, para tal, uma concepção de leitura sócio-interacional que entende que o processo de leitura se dá através da interação entre o texto-leitor dentro de uma prática social que considera as construções de sentido baseadas em fatores sócio-histórico-ideológicos e culturais. Ainda no âmbito teórico, a pesquisa fundamenta-se nos estudos de Lemke (2002, 2010) e Selber (2004) sobre os Multiletramentos relacionados í s tecnologias. Para a criação do guia de estratégias de leitura do texto hipermodal, o presente trabalho parte dos Princípios de Apresentação, Orientação e Organização propostos por Lemke (2002), da Teoria do Mecanismo Neural do Afeto desenvolvida por Schumann (1997), e do modelo de análise de Coerência intersemiótica, reformulado por Gomes (2019). O guia traz subsídios teóricos e práticos para a leitura do texto hipermodal em língua estrangeira, auxiliando não só os aprendizes a lerem o texto hipermodal em LE, mas também professores de E/LE em suas práticas pedagógicas.
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