Perspectiva interdisciplinar na leitura do texto literário no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02207

Palavras-chave:

Escola, Ensino, Texto literário

Resumo

O artigo parte da compreensão de que uma nova forma de ensinar está sendo instituída na escola e que o texto literário pode atuar como promotor dessa mudança. Nesse sentido, destaca a pertinência da perspectiva interdisciplinar, que permite o compartilhamento de saberes, e apresenta uma reflexão sobre o papel da literatura, particularmente da literatura infantil, no Ensino Fundamental, vinculando-a à forma como ela representa a própria escola. Para tanto, vale-se de estudos de autores como Ariès (1981), Zilberman (2003), Iser (2002) Saraiva e Mügge (2006) que tratam, respectivamente, da concepção de infância, da literatura infantil, do texto como um jogo, cujas lacunas o leitor precisa preencher, e da importância da escola na formação de leitores. O artigo conclui que a leitura do texto literário conduz os alunos a um posicionamento crítico frente à realidade, abrindo caminhos que se estendem para além do ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Ana Maria Leal de Lima Marschall, Universidade Feevale

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.

Juracy Ignez Assmann Saraiva, Universidade Feevale

Docente da Universidade Feevale, RS. Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2022-10-11

Como Citar

MARSCHALL, A. M. L. de L.; SARAIVA, J. I. A. Perspectiva interdisciplinar na leitura do texto literário no ensino fundamental. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 11, p. e02207, 2022. DOI: 10.22297/2316-17952022v11e02207. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3945. Acesso em: 5 nov. 2024.