Material literário em aulas de E/LE: reflexões e perspectivas

Autores

  • Regiane Santos Cabral de Paiva niversidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Material Literário, Ensino, Lí­ngua espanhola

Resumo

Diante de algumas discussões que nos foram coladas ao longo do nosso estudo sobre a importância que o texto literário (TL) representa para o ensino e aprendizagem de uma lí­ngua, nos propomos a apresentar algumas reflexões e perspectivas que o material literário concebe em aulas de lí­ngua, especificamente a de lí­ngua espanhola, seja voltados para a educação básica, ao ensino superior ou a curso de idiomas. Para tanto, nos apoiaremos em autores como Tenorio e Reysábal (1992), Mendoza Fillola (2002, 2007), Albadejo (2007) e Santos (2007), entre outros, para endossar esta discussão. Ao longo de texto, à medida que vamos delineando as reflexões e sinalizando as perspectivas que o TL traz para o ensino, também acrescentaremos algumas sugestões de uso desse texto em aulas de espanhol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBADALEJO, M. D. G. Cómo llevar la literatura al aula de ele: de la teorí­a a la Práctica. In: MarcoELE. Revista de didáctica ELE. N. 5, 2007. Disponí­vel em: . Acesso em:<http://redalyc.uaemex.mx/pdf/921/92100503.pdf> 02 mar. 2012.

ALLENDE, I. El caderno de Maya. Buenos Aires: Sudamericana, 2011.

BENEDETTI, M. La tregua: segunda parte. Montevideo: La República; Arca, 1991. (Obras Fundamentales, t.2)

LINDO. Elvira. El trocomóvil. El paí­s, Madrid, 01 ago. 2001. Disponí­vel em:<http://elpais.com/diario/2001/08/01/revistaverano/996616816_850215.html>. Acesso em 24 set. 2013.

MENDOZA FILLOLA, A. La utilización de materiales literarios en la enseñanza de lenguas extranjeras. In: GUILLÉN, C. Lenguas para abrir camino. Madrid: Ministerio de Educación, Ciencia Y Deporte. Aulas de verano. Instituto Superior de Formación del Profesorado. 2002, p.113-166.

_____. Materiales literarios en el aprendizaje de lengua extranjera. Barcelona: I.C.E. Universitat de Barcelona, 2007.

NERUDA, P.. Antologia Poética. 19. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.

SANTOS, A. C. dos. El texto literario y sus funciones en la clase de E/LE: de la teorí­a a la práctica. Anuario brasileño de estudios hispánicos. Madrid: Embajada de España en Brasil/ Consejerí­a de Educación, 2007. Disponí­vel em:<http://www.mec.es/sgci/br/es/publicaciones/anuario/sup_anuario07.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2012)

TENORIO, P.; REYSíBAL, M. V. El aprendizaje significativo de la literatura. Madrid: La Muralla, S.A., 1992.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

PAIVA, R. S. C. de . Material literário em aulas de E/LE: reflexões e perspectivas. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 158 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1279. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores