Material literário em aulas de E/LE: reflexões e perspectivas
Palavras-chave:
Material Literário, Ensino, Língua espanholaResumo
Diante de algumas discussões que nos foram coladas ao longo do nosso estudo sobre a importância que o texto literário (TL) representa para o ensino e aprendizagem de uma língua, nos propomos a apresentar algumas reflexões e perspectivas que o material literário concebe em aulas de língua, especificamente a de língua espanhola, seja voltados para a educação básica, ao ensino superior ou a curso de idiomas. Para tanto, nos apoiaremos em autores como Tenorio e Reysábal (1992), Mendoza Fillola (2002, 2007), Albadejo (2007) e Santos (2007), entre outros, para endossar esta discussão. Ao longo de texto, à medida que vamos delineando as reflexões e sinalizando as perspectivas que o TL traz para o ensino, também acrescentaremos algumas sugestões de uso desse texto em aulas de espanhol.Downloads
Referências
ALBADALEJO, M. D. G. Cómo llevar la literatura al aula de ele: de la teoría a la Práctica. In: MarcoELE. Revista de didáctica ELE. N. 5, 2007. Disponível em: . Acesso em:<http://redalyc.uaemex.mx/pdf/921/92100503.pdf> 02 mar. 2012.
ALLENDE, I. El caderno de Maya. Buenos Aires: Sudamericana, 2011.
BENEDETTI, M. La tregua: segunda parte. Montevideo: La República; Arca, 1991. (Obras Fundamentales, t.2)
LINDO. Elvira. El trocomóvil. El país, Madrid, 01 ago. 2001. Disponível em:<http://elpais.com/diario/2001/08/01/revistaverano/996616816_850215.html>. Acesso em 24 set. 2013.
MENDOZA FILLOLA, A. La utilización de materiales literarios en la enseñanza de lenguas extranjeras. In: GUILLÉN, C. Lenguas para abrir camino. Madrid: Ministerio de Educación, Ciencia Y Deporte. Aulas de verano. Instituto Superior de Formación del Profesorado. 2002, p.113-166.
_____. Materiales literarios en el aprendizaje de lengua extranjera. Barcelona: I.C.E. Universitat de Barcelona, 2007.
NERUDA, P.. Antologia Poética. 19. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.
SANTOS, A. C. dos. El texto literario y sus funciones en la clase de E/LE: de la teoría a la práctica. Anuario brasileño de estudios hispánicos. Madrid: Embajada de España en Brasil/ Consejería de Educación, 2007. Disponível em:<http://www.mec.es/sgci/br/es/publicaciones/anuario/sup_anuario07.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2012)
TENORIO, P.; REYSíBAL, M. V. El aprendizaje significativo de la literatura. Madrid: La Muralla, S.A., 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.