Abordagem discursiva da representação social sobre a língua espanhola: com a palavra, os alunos do curso de Letras/Espanhol do CAMEAM/UERN
Palavras-chave:
Representação social, Língua Espanhola, Alunos de LetrasResumo
Este trabalho analisa a representação social dos alunos iniciantes do curso de Letras/Espanhol da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau de Ferros, sobre a língua espanhola, com fins a descrever os elementos temáticos que constituem tal representação. Para tanto, fizemos uma análise discursiva dos significados que estes alunos atribuem à língua espanhola com base em Irineu (2011). Metodologicamente, optou-se pela aplicação de questionários, como técnica de geração dos dados. Sobre esse viés, o corpus de nossa pesquisa foi gerado e constituído pelo material discursivo proveniente da aplicação dos referidos questionários. Como fundamentos teórico-metodológicos, amparamo-nos na Teoria das Representações Sociais, elaborada por Sèrge Moscovici (1976) e complementada por Denise Jodelet (2001), Jean Claude-Abric (2001) e Willem Doise (2001), dentre outros estudiosos do fenômeno em debate. As análises dos dados mostram que o grupo social em questão constrói sua RS sobre a língua espanhola com base nas crenças e nas imagens consensuais que circulam na sociedade sobre este idioma considerado como uma língua fácil, de gramática difícil, mas que encanta a todos com seu sotaque diferenciado. As análises evidenciam ainda que os elementos temáticos evocados pelos sujeitos da pesquisa orientam os posicionamentos e as atitudes do grupo em relação ao objeto de representação, com base em tomadas de posição simbólicas amparadas no universo consensual dos sujeitos.Downloads
Referências
_________.O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Trad. Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. pp. 155-171.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, Secretaria de Educação Básica, 2006.
DIEB, M. H. Educação infantil e formação docente: um estudo em representações sociais. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará: Fortaleza, 2004.
DOISE, W. Atitudes e representações sociais. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Trad. Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. pp. 187-203.
DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001.
HARRÉ, R. Gramática e Léxicos, vetores das representações sociais. In: JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ , 2001.
IRINEU, L. M. Representações sociais sobre a latinidade em sites de redes sociais contemporâneas: uma investigação discursivo-ideológica situada no Orkut. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Ceará, 2011.
_________. Representações sociais sobre a latinidade: relações entre língua, cultura e identidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.
JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.
_________.Representações sociais: investigações em psicologia social. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
SOUZA, F. M. Espanhol-língua estrangeira para brasileiros: políticas de difusão e formação de professores no Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2009.
VAN DIJK, T. A. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.