Abordagem discursiva da representação social sobre a lí­ngua espanhola: com a palavra, os alunos do curso de Letras/Espanhol do CAMEAM/UERN

Autores

  • Mikaeli Cristina Macêdo Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Lucineudo Machado Irineu Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Representação social, Lí­ngua Espanhola, Alunos de Letras

Resumo

Este trabalho analisa a representação social dos alunos iniciantes do curso de Letras/Espanhol da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau de Ferros, sobre a lí­ngua espanhola, com fins a descrever os elementos temáticos que constituem tal representação. Para tanto, fizemos uma análise discursiva dos significados que estes alunos atribuem à lí­ngua espanhola com base em Irineu (2011). Metodologicamente, optou-se pela aplicação de questionários, como técnica de geração dos dados. Sobre esse viés, o corpus de nossa pesquisa foi gerado e constituí­do pelo material discursivo proveniente da aplicação dos referidos questionários. Como fundamentos teórico-metodológicos, amparamo-nos na Teoria das Representações Sociais, elaborada por Sèrge Moscovici (1976) e complementada por Denise Jodelet (2001), Jean Claude-Abric (2001) e Willem Doise (2001), dentre outros estudiosos do fenômeno em debate. As análises dos dados mostram que o grupo social em questão constrói sua RS sobre a lí­ngua espanhola com base nas crenças e nas imagens consensuais que circulam na sociedade sobre este idioma considerado como uma lí­ngua fácil, de gramática difí­cil, mas que encanta a todos com seu sotaque diferenciado. As análises evidenciam ainda que os elementos temáticos evocados pelos sujeitos da pesquisa orientam os posicionamentos e as atitudes do grupo em relação ao objeto de representação, com base em tomadas de posição simbólicas amparadas no universo consensual dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRIC, J. C. Pratiques sociales et représentations. Paris : PUF, 1994.

_________.O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Trad. Lí­lian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. pp. 155-171.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasí­lia, Secretaria de Educação Básica, 2006.

DIEB, M. H. Educação infantil e formação docente: um estudo em representações sociais. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará: Fortaleza, 2004.

DOISE, W. Atitudes e representações sociais. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Trad. Lí­lian Ulup. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. pp. 187-203.

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001.

HARRÉ, R. Gramática e Léxicos, vetores das representações sociais. In: JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ , 2001.

IRINEU, L. M. Representações sociais sobre a latinidade em sites de redes sociais contemporâneas: uma investigação discursivo-ideológica situada no Orkut. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Ceará, 2011.

_________. Representações sociais sobre a latinidade: relações entre lí­ngua, cultura e identidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.

JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

_________.Representações sociais: investigações em psicologia social. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

SOUZA, F. M. Espanhol-lí­ngua estrangeira para brasileiros: polí­ticas de difusão e formação de professores no Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2009.

VAN DIJK, T. A. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2008.

Downloads

Publicado

2014-06-05

Como Citar

COSTA, M. C. M. .; IRINEU, L. M. . Abordagem discursiva da representação social sobre a lí­ngua espanhola: com a palavra, os alunos do curso de Letras/Espanhol do CAMEAM/UERN. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 50–63, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1341. Acesso em: 5 nov. 2024.