A(s) concepção(ões) de linguagem que norteia(m) as práticas discursivas nas aulas de lí­ngua portuguesa do ensino médio

Autores

  • José Válter Rebouças Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Mikaeli Cristina Macêdo Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Antônio Luciano Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Concepções de linguagem, Práticas discursivas, Letramento

Resumo

Este trabalho propôs-se a analisar que tipo de concepção de linguagem norteia as práticas discursivas nas aulas de Lí­ngua Portuguesa do Ensino Médio e de que forma isso influencia na proficiência leitora dos alunos. Além disso, procurou-se analisar se essas propostas contemplam a inserção da diversidade de gêneros textuais como elementos de grande importância para a interação sociocognitiva dos alunos em ambientes fí­sicos e virtuais. Para tanto, metodologicamente, norteou-se, a partir da prática docente, observando questões como: De que maneira a leitura é trabalhada na prática discursiva em sala de aula? A proposta discursiva contempla a diversidade de gêneros textuais? Na análise dos resultados, discutiu-se sobre as contribuições que esta pesquisa trouxe ao autor, sugerindo-se, que outros estudos sejam realizados, visando, assim, a uma formação educativa fundamentada nos princí­pios do letramento.

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Publicado

2015-06-05

Como Citar

REBOUÇAS, J. V. .; COSTA, M. C. M. .; PONTES, A. L. . A(s) concepção(ões) de linguagem que norteia(m) as práticas discursivas nas aulas de lí­ngua portuguesa do ensino médio. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 24–39, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1291. Acesso em: 18 set. 2024.