Letramento digital de professores: um estudo de suas práticas e dificuldades em tempos de pandemia e afastamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02319

Palavras-chave:

Pandemia da COVID-19, Ensino remoto, Letramento digital de professores

Resumo

A pandemia por COVID-19 modificou o cotidiano de profissionais em inúmeras atividades humanas, fazendo com que recorressem a artefatos digitais e às redes sociais para atenuar os impactos gerados pelas medidas governamentais de isolamento social. No caso dos trabalhadores docentes com ou mais de sessenta anos, inicialmente, considerados grupos de maior vulnerabilidade ao vírus, tais medidas ocasionaram mudanças em suas práticas profissionais, sobretudo, com a migração do formato de trabalho do presencial para o remoto. Nessa perspectiva, o presente artigo analisa as práticas de letramentos digitais desses profissionais, as dificuldades enfrentadas e os seus impactos nas atividades de ensino, inclusive, nas interações sociais. Para os aportes teóricos, adotamos os estudos dos Letramentos como prática social (KLEIMAN, 1995) e os Letramentos digitais em espaços escolares (RIBEIRO 2009; 2021; ROJO, 2009; XAVIER, 2002). Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994) e sua geração de dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas realizadas via plataformas WhatsApp e Google Meet. Participaram da investigação três professores com idades de 60 a 67 anos, atuantes em instituições do interior do estado do RN. Os resultados revelaram as dificuldades desses profissionais quanto ao manuseio de recursos digitais através do computador e do celular, em situações de atuação docente, o que sugere a necessidade de formações focadas nas diversidades dessas ferramentas, como também em seus usos em práticas de sala de aula, de modo a fortalecer o letramento digital desses profissionais ainda ativos em atividades laborais.

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Biografia do Autor

Alyssandra Viana Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Patrícia Micarla Guedes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ana Maria de Oliveira Paz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FELCS/UFRN). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

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Publicado

2023-08-14

Como Citar

FONSECA, A. V.; SILVA, P. M. G. da .; PAZ, A. M. de O. Letramento digital de professores: um estudo de suas práticas e dificuldades em tempos de pandemia e afastamento social. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02319, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02319. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4708. Acesso em: 7 jul. 2024.