Vivências de professores/as de línguas responsivos/as e responsáveis
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02327Palavras-chave:
Ensino remoto, Sujeito, VivênciasResumo
Propomos, com este estudo, uma discussão sobre a constituição do/a professor/a de línguas responsivo/a e responsável, partindo das vivências desses sujeitos no cronotopo da pandemia, como parte de um projeto de pesquisa maior, sobre as vivências desses/dessas professores/as. Tendo como pressupostos teóricos escritos do chamado Círculo de Bakhtin e estudos sobre formação e vivências de professores/as, procuramos discutir aspectos da concepção de professor/a responsivo/a ativo/a e responsável, articulando os apontamentos teóricos e epistemológicos com alguns discursos de professores/as que vivenciaram a realidade pandêmica de ensino. Em linhas gerais, a investigação deixou perceptível que os desafios lançados à profissão docente, reforçados pelo cronotopo da pandemia, vêm evidenciando o caráter múltiplo das vivências do/a professor/a. Assim, aspectos oriundos de suas vivências pessoais e profissionais, que englobam discursivamente particularidades individuais e elementos que emergem do compartilhamento constante de dificuldades e avanços entre professores/as em espaços distintos, ora se mostram por meio do vivenciamento do nós do tipo coletivo, ora por meio do vivenciamento do nós do tipo individualista.
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