Vivências de professores/as de línguas responsivos/as e responsáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02327

Palavras-chave:

Ensino remoto, Sujeito, Vivências

Resumo

Propomos, com este estudo, uma discussão sobre a constituição do/a professor/a de línguas responsivo/a e responsável, partindo das vivências desses sujeitos no cronotopo da pandemia, como parte de um projeto de pesquisa maior, sobre as  vivências desses/dessas professores/as. Tendo como pressupostos teóricos escritos do chamado Círculo de Bakhtin e estudos sobre formação e vivências de professores/as, procuramos discutir aspectos da concepção de professor/a responsivo/a ativo/a e responsável, articulando os apontamentos teóricos e epistemológicos com alguns discursos de professores/as que vivenciaram a realidade pandêmica de ensino. Em linhas gerais, a investigação deixou perceptível que os desafios lançados à profissão docente, reforçados pelo cronotopo da pandemia, vêm evidenciando o caráter múltiplo das vivências do/a professor/a. Assim, aspectos oriundos de suas vivências pessoais e profissionais, que englobam discursivamente particularidades individuais e elementos que emergem do compartilhamento constante de dificuldades e avanços entre professores/as em espaços distintos, ora se mostram por meio do vivenciamento do nós do tipo coletivo, ora por meio do vivenciamento do nós do tipo individualista.

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Biografia do Autor

Andre Cordeiro dos Santos, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Docente do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Murici. Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Rita Maria Diniz Zozzoli, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem estágio pós-doutoral no Departamento de Lingüística Aplicada do IEL da UNICAMP e estágio Pós-Doutoral na Universidade de Paris III/Sorbonne Nouvelle. É uma das líderes do grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional "Discurso, ensino e aprendizagem de línguas e literaturas" (GEDEALL), com sede na UFAL; é pesquisadora do grupo de estudos "Práticas discursivas na contemporaneidade", da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ambos cadastrados no diretório de grupos do CNPq. 

Sílvio Nunes da Silva Júnior, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (PPGESA/UNEB) e no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade de Pernambuco (PROFLETRAS/UPE). Atualmente, é docente da Universidade de Pernambuco (UPE). É Pesquisador do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL) e um dos líderes do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/CNPq/UNEAL). 

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

SANTOS, A. C. dos; ZOZZOLI, R. M. D. .; SILVA JÚNIOR, S. N. da. Vivências de professores/as de línguas responsivos/as e responsáveis. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02327, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02327. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4761. Acesso em: 5 nov. 2024.