Em busca do dado singular: a micro história de um estilo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02025

Palavras-chave:

Estilo, Paradigma indiciário, Análise Linguí­stica

Resumo

Este artigo tem como objetivo instaurar uma reflexão sobre estilo a partir da produção de textos de um sujeito de terceiro ano do ensino médio, tomando como referência principal as investigações de Bakhtin (2013) e seu Cí­rculo que, além de ser o grande precursor dos estudos de gênero - adotado, inclusive, pelos documentos oficiais orientadores do ensino de lí­ngua portuguesa no Brasil -, também teve em seu percurso histórico uma experiência enquanto professor de lí­ngua. Esta experiência, divulgada em sua obra "Questões de estilí­stica no ensino de lí­ngua materna", mostra-nos o seu interesse e preocupação pessoal com a questão do estilo. Com base nesses pressupostos, acompanhamos o trabalho de uma professora e analisamos indí­cios de estilo no texto de um de seus alunos concluinte do último ano do ensino médio, que se prepara para participar das avaliações institucionais para ingresso ao ensino superior. A partir do exemplo do professor Bakhtin (2013), da experiência na escola e da análise interpretativa dos rastros que, pautados em Ginzburg (1989), denominamos micro história do estilo do sujeito analisado, foi possí­vel compreender a indissociabilidade entre estilo individual e gênero, além de perceber como esta relação pode ser concatenada ao trabalho de análise linguí­stica, tão caro aos estudos envolvendo o ensino/aprendizagem de lí­ngua portuguesa.

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

GIOVANI , F. .; REYES , C. R. .; GARCIA , C. B. . Em busca do dado singular: a micro história de um estilo. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. e02025, 2020. DOI: 10.22297/2316-17952020v09e02025. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2693. Acesso em: 5 nov. 2024.