O dado singular que ilumina o percurso: uma análise indiciária da elaboração didática de oficinas de linguagem com base nos gêneros discursivos

Autores

  • Fabiana Giovani
  • Nathan Bastos de Souza

Palavras-chave:

Gêneros Discursivos, Paradigma Indiciário, Transposição Didática

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise indiciária sobre a elaboração didática de oficinas de linguagem realizadas junto ao trabalho desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Letras em uma universidade do interior do Rio Grande do Sul. Uma das atividades do grupo é a elaboração de oficinas de linguagem levadas a cabo com turmas do ensino básico vinculadas à professora supervisora; tais oficinas consistem em projetos de ensino, elaborados a partir da observação das turmas e com duração média de seis horas-aula. A noção de gênero discursivo, tal como discutida por Bakhtin (2011), é que sustenta teoricamente a prática. A metodologia de análise é o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. O dado singular com o qual lidamos provém de um aluno bolsista que respondeu a um questionário a respeito do PIBID. Esse dado ilumina o percurso de sua prática e da transposição didática que realiza, além de exemplificar o trabalho realizado pelo grupo.

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Publicado

2017-06-05

Como Citar

GIOVANI, F. .; SOUZA, N. B. de . O dado singular que ilumina o percurso: uma análise indiciária da elaboração didática de oficinas de linguagem com base nos gêneros discursivos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 304–323, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/955. Acesso em: 5 out. 2024.