O outro negligenciado: dialogia e alteridade em atividades de leitura e produção de texto de alunos da 3ª série do ensino médio
Palavras-chave:
Dialogismo, Gêneros discursivos, AlteridadeResumo
Este estudo tem como objetivo analisar as relações de alteridade mantidas entre alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Goiás e os povos indígenas brasileiros, marcadas no dialogismo constitutivo dos gêneros discursivos. O tratamento da questão indígena na escola regular é caracterizado pela construção de diferentes (e, por vezes, contraditórias) concepções acerca dos povos indígenas, as quais refletem na forma como o aluno não-indígena compreende o outro e, por conseguinte, a si mesmo. Negligenciar o papel dos povos indígenas, seja na história, ou mesmo na atual conjuntura social brasileira, significa desprover o aluno do exercício da cidadania e do respeito ao outro. Nesse sentido, serão discutidas e analisadas atividades de leitura e produção de texto, de diferentes gêneros discursivos, tendo como foco de análise a relação dialógica com o outro indígena. Os resultados mostraram que as relações de alteridade são marcadas positivamente nos textos, na medida em que se reconhece o papel do indígena tanto histórico quanto socialmente na constituição de uma identidade nacional.
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