O outro negligenciado: dialogia e alteridade em atividades de leitura e produção de texto de alunos da 3ª série do ensino médio

Autores/as

  • Julia Izabelle Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Vivianne Fleury Faria Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palabras clave:

Dialogismo, Gêneros discursivos, Alteridade

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar as relações de alteridade mantidas entre alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Goiás e os povos indí­genas brasileiros, marcadas no dialogismo constitutivo dos gêneros discursivos. O tratamento da questão indí­gena na escola regular é caracterizado pela construção de diferentes (e, por vezes, contraditórias) concepções acerca dos povos indí­genas, as quais refletem na forma como o aluno não-indí­gena compreende o outro e, por conseguinte, a si mesmo. Negligenciar o papel dos povos indí­genas, seja na história, ou mesmo na atual conjuntura social brasileira, significa desprover o aluno do exercí­cio da cidadania e do respeito ao outro. Nesse sentido, serão discutidas e analisadas atividades de leitura e produção de texto, de diferentes gêneros discursivos, tendo como foco de análise a relação dialógica com o outro indí­gena. Os resultados mostraram que as relações de alteridade são marcadas positivamente nos textos, na medida em que se reconhece o papel do indí­gena tanto histórico quanto socialmente na constituição de uma identidade nacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2001.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 277-289.

______. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 21. ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasí­lia: MEC/SEF, 1997.

______. Secretaria de Educação do Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais: lí­ngua portuguesa. Brasí­lia: MEC/SEF, 2000.

FAIRCLOUGH. N. Discurso e mudança social. Tradução de Izabel Magalhães. Brasí­lia: Editora Universidade de Brasí­lia, 2001.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguí­sticas do cí­rculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

MARCUSCHI, A.L. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: BRITO, S. K.; GAYDECZKA, B.; KARWOSKI, M. A. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola, 2011, p. 17-32.

SILVA, A. L & GRUPIONI, L. D. B. A temática indí­gena na escola: novos subsí­dios para professores de: 1º e 2º grau. Brasí­lia: MEC/MARI/UNESCO, 1995.

SILLS, D. Enciclopedia internacional de las ciencias sociales. 11 vol. Madri: Aguilar, 1974

Publicado

2012-06-10

Cómo citar

SILVA, J. I. .; FARIA, V. F. . O outro negligenciado: dialogia e alteridade em atividades de leitura e produção de texto de alunos da 3ª série do ensino médio. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 77–93, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1141. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores