O outro negligenciado: dialogia e alteridade em atividades de leitura e produção de texto de alunos da 3ª série do ensino médio

Autores/as

  • Julia Izabelle Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Vivianne Fleury Faria Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palabras clave:

Dialogismo, Gêneros discursivos, Alteridade

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar as relações de alteridade mantidas entre alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Goiás e os povos indí­genas brasileiros, marcadas no dialogismo constitutivo dos gêneros discursivos. O tratamento da questão indí­gena na escola regular é caracterizado pela construção de diferentes (e, por vezes, contraditórias) concepções acerca dos povos indí­genas, as quais refletem na forma como o aluno não-indí­gena compreende o outro e, por conseguinte, a si mesmo. Negligenciar o papel dos povos indí­genas, seja na história, ou mesmo na atual conjuntura social brasileira, significa desprover o aluno do exercí­cio da cidadania e do respeito ao outro. Nesse sentido, serão discutidas e analisadas atividades de leitura e produção de texto, de diferentes gêneros discursivos, tendo como foco de análise a relação dialógica com o outro indí­gena. Os resultados mostraram que as relações de alteridade são marcadas positivamente nos textos, na medida em que se reconhece o papel do indí­gena tanto histórico quanto socialmente na constituição de uma identidade nacional.

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Publicado

2012-06-10

Cómo citar

SILVA, J. I. .; FARIA, V. F. . O outro negligenciado: dialogia e alteridade em atividades de leitura e produção de texto de alunos da 3ª série do ensino médio. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 77–93, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1141. Acesso em: 5 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores