O outro negligenciado: dialogia e alteridade em atividades de leitura e produção de texto de alunos da 3ª série do ensino médio
Palabras clave:
Dialogismo, Gêneros discursivos, AlteridadeResumen
Este estudo tem como objetivo analisar as relações de alteridade mantidas entre alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Goiás e os povos indígenas brasileiros, marcadas no dialogismo constitutivo dos gêneros discursivos. O tratamento da questão indígena na escola regular é caracterizado pela construção de diferentes (e, por vezes, contraditórias) concepções acerca dos povos indígenas, as quais refletem na forma como o aluno não-indígena compreende o outro e, por conseguinte, a si mesmo. Negligenciar o papel dos povos indígenas, seja na história, ou mesmo na atual conjuntura social brasileira, significa desprover o aluno do exercício da cidadania e do respeito ao outro. Nesse sentido, serão discutidas e analisadas atividades de leitura e produção de texto, de diferentes gêneros discursivos, tendo como foco de análise a relação dialógica com o outro indígena. Os resultados mostraram que as relações de alteridade são marcadas positivamente nos textos, na medida em que se reconhece o papel do indígena tanto histórico quanto socialmente na constituição de uma identidade nacional.
Descargas
Citas
AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2001.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 277-289.
______. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 21. ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
______. Secretaria de Educação do Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2000.
FAIRCLOUGH. N. Discurso e mudança social. Tradução de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MARCUSCHI, A.L. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: BRITO, S. K.; GAYDECZKA, B.; KARWOSKI, M. A. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola, 2011, p. 17-32.
SILVA, A. L & GRUPIONI, L. D. B. A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de: 1º e 2º grau. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995.
SILLS, D. Enciclopedia internacional de las ciencias sociales. 11 vol. Madri: Aguilar, 1974
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.