Uma análise de critérios de avaliação da produção textual de gêneros da ordem do argumentar

Autores

  • Andréia de Fátima Rutiquewiski Gomes
  • Luciana Pereira da Silva
  • Marina Siqueira Persegona Schühli

Palavras-chave:

Ensino de Lí­ngua Materna, Avaliação, Gêneros da ordem do argumentar

Resumo

Este trabalho propõe reflexões sobre o processo de avaliação da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar no Ensino Fundamental II. Para tanto, em um primeiro momento, será apresentado um breve panorama sobre o ensino de lí­ngua materna, em especial, sobre a questão da produção de texto escrito e de sua avaliação na escola. Em seguida, serão investigadas e analisadas algumas propostas de avaliação de textos já elaboradas por outros pesquisadores, como Passarelli (2012), Abaurre e Abaurre (2012) e Wachowicz (2015). A partir dessas discussões, constrói-se um quadro conceitual da avaliação da escrita de gêneros de base argumentativa e, finalmente, apresenta-se a organização de uma tabela de critérios especí­fica para gêneros desse agrupamento. Tal proposta é norteada nas concepções anteriormente examinadas e na investigação, via questionário, com professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAURRE, M. L. M.; ABAURRE, M. B. M. Um olhar objetivo para produções escritas: analisar, avaliar, comentar. São Paulo: Moderna, 2012.

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lí­ngua portuguesa. Brasí­lia: MEC/SEF, 1998.

BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de textos no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, 139-162.

CENPEC. Pontos de vista. Caderno do professor: orientações para produção de textos. Equipe de produção: Egon de Oliveira Rangel, Eliana Gagliardi e Heloí­sa Amaral. São Paulo: Cenpec, 2010c. Coleção da Olimpí­ada.

COSTA, I. B.; SILVA, L. P. Coerência. In: COSTA, I. B. e FOLTRAN, M. J. (Org.). A tessitura da escrita. São Paulo: Contexto, 2013.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e organização de Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

______. A coerência textual. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2001.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

MACHADO, A. R.; CRISTÓVíO, V. L. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, set./dez. 2006.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes curriculares da educação básica: lí­ngua portuguesa. Curitiba: SEED, 2008.

PASSARELLI, L. G. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Telos, 2012.

WACHOWICZ, T. C. Avaliação de textos na escola. Curitiba: Intersaberes, 2015.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

GOMES, A. de F. R. .; SILVA, L. P. da; SCHÜHLI, M. S. P. . Uma análise de critérios de avaliação da produção textual de gêneros da ordem do argumentar. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 150–175, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/947. Acesso em: 5 nov. 2024.