Uma análise de critérios de avaliação da produção textual de gêneros da ordem do argumentar
Palavras-chave:
Ensino de Língua Materna, Avaliação, Gêneros da ordem do argumentarResumo
Este trabalho propõe reflexões sobre o processo de avaliação da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar no Ensino Fundamental II. Para tanto, em um primeiro momento, será apresentado um breve panorama sobre o ensino de língua materna, em especial, sobre a questão da produção de texto escrito e de sua avaliação na escola. Em seguida, serão investigadas e analisadas algumas propostas de avaliação de textos já elaboradas por outros pesquisadores, como Passarelli (2012), Abaurre e Abaurre (2012) e Wachowicz (2015). A partir dessas discussões, constrói-se um quadro conceitual da avaliação da escrita de gêneros de base argumentativa e, finalmente, apresenta-se a organização de uma tabela de critérios específica para gêneros desse agrupamento. Tal proposta é norteada nas concepções anteriormente examinadas e na investigação, via questionário, com professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná.
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