O trabalho com os gêneros orais na prática de ensino de uma professora do ensino fundamental

Autores

  • Laí­s Maria Álvares Rosal Botler Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Lí­via Suassuna Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Gêneros orais, Oralidade, Ensino de lí­ngua portuguesa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar como uma professora do Ensino Fundamental II do Colégio de Aplicação da UFPE aborda os gêneros textuais orais em sala de aula. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, na qual foi utilizada a técnica da observação. O estudo se baseou em autores como Marcuschi (2003), Antunes (2003), Dolz, Schneuwly e Haller (2004) e Crescitelli e Reis (2011). A análise da sequência de aulas observadas nos levou a perceber que a docente, apoiada na concepção de linguagem como interação, utilizou procedimentos metodológicos diversos e trabalhou o gênero entrevista em suas faces oral e escrita, tratando ambas as modalidades da lí­ngua de forma equilibrada, e articulando o gênero com práticas de leitura, produção textual e análise linguí­stica, conforme as orientações mais recentes para o ensino de português como lí­ngua materna.

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Publicado

2015-01-05

Como Citar

BOTLER, L. M. Álvares R.; SUASSUNA, L. . O trabalho com os gêneros orais na prática de ensino de uma professora do ensino fundamental. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 20–52, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1337. Acesso em: 21 nov. 2024.