O trabalho com os gêneros orais na prática de ensino de uma professora do ensino fundamental

Autores

  • Laí­s Maria Álvares Rosal Botler Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Lí­via Suassuna Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Gêneros orais, Oralidade, Ensino de lí­ngua portuguesa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar como uma professora do Ensino Fundamental II do Colégio de Aplicação da UFPE aborda os gêneros textuais orais em sala de aula. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, na qual foi utilizada a técnica da observação. O estudo se baseou em autores como Marcuschi (2003), Antunes (2003), Dolz, Schneuwly e Haller (2004) e Crescitelli e Reis (2011). A análise da sequência de aulas observadas nos levou a perceber que a docente, apoiada na concepção de linguagem como interação, utilizou procedimentos metodológicos diversos e trabalhou o gênero entrevista em suas faces oral e escrita, tratando ambas as modalidades da lí­ngua de forma equilibrada, e articulando o gênero com práticas de leitura, produção textual e análise linguí­stica, conforme as orientações mais recentes para o ensino de português como lí­ngua materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BENTES, A. C. Oralidade, polí­tica e direitos humanos. In: ELIAS, V. M. (org.) Ensino da lí­ngua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011, p. 41-54.
BEZERRA, M. A. Ensino de lí­ngua portuguesa e contextos teóricos metodológicos. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2010, p. 39-49.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: lí­ngua portuguesa. Brasí­lia: MEC/SEF, 1998.
CAVALCANTE, M.; MELO, C. T. V. de. Oralidade no ensino médio: em busca de uma prática. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 181-198.
CRESCITELLI, M. C.; REIS, A. S. O ingresso do texto oral em sala de aula. In: ELIAS, V. M. (org.) Ensino da lí­ngua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011, p. 29-40.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; HALLER, S. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 125-155.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
______. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. Coleção Caminhos da Linguí­stica. São Paulo: Contexto, 1997.
LEAL, T. F.; SEAL, A. G. S. Entrevistas: propostas de ensino em livros didáticos. In: A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 73-94.
MARCUSCHI, L. A. Oralidade e ensino de lí­ngua: uma questão pouco falada. In: DIONÍSIO, A. P.; BEZERRA, M. A. O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003a, p. 21-34.
______. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003b, p. 19-36.
______. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MATENCIO, M. L. M. Estudo da lí­ngua falada e aula de lí­ngua materna: uma abordagem processual da relação professor-alunos. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
MELO, C. T. V.; CAVALCANTE, M. B. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In: MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. (orgs.). Avaliação em lí­ngua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
______; MARCUSCHI, B.; CAVALCANTE, M. B. Esclarecendo o trabalho com a oralidade: uma proposta didática. In: A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 95-114.
MESSIAS, R. A. L. A linguagem oral e o ensino de lí­ngua portuguesa. In: V CONGRESSO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. Caderno de Resumos do V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. Ouro Preto, 2010, não paginado. Disponí­vel em: http://www.ichs.ufop.br/conifes/anais/EDU/edu1006.htm. Acesso em: 17 set. 2010.
MILANEZ, W. Pedagogia do oral: Condições e perspectivas para sua aplicação no português. Campinas: Sama, 1993.
SCHNEUWLY, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004a, p. 109-124.
______. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004b, p. 19-34.

Downloads

Publicado

2015-01-05

Como Citar

BOTLER, L. M. Álvares R.; SUASSUNA, L. . O trabalho com os gêneros orais na prática de ensino de uma professora do ensino fundamental. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 20–52, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1337. Acesso em: 19 set. 2024.