O ensino de literatura na Educação Básica: da crise da perspectiva tradicional ao desenvolvimento de novos paradigmas metodológicos

Autores

  • Marta Aguiar Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEDUC-PE)
  • Lí­via Suassuna Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Linguagem e ensino, Ensino de literatura, Letramento literário

Resumo

Este artigo, de cunho teórico, constitui uma das partes de nossa dissertação de mestrado em Educação pela UFPE, mais especificamente aquela que aborda o ensino de Literatura na Educação Básica. Apresentamos, primeiramente, o contexto que originou as crí­ticas ao paradigma historicista e que levou à valorização de um modelo de ensino preocupado com a formação do leitor de textos literários. Em seguida, procuramos discutir mais detalhadamente as propostas metodológicas de Bordini e Aguiar (1993), por sua forte influência na década de 1990 e pelas considerações significativas que trazem para o ensino de Literatura, e de Cosson (2006) e Cosson e Paulino (2009), devido ao espaço vem ganhando a discussão em torno da ideia de letramento literário neste iní­cio do século XXI. Nosso estudo também busca refletir sobre as contribuições da Teoria da Literatura para o ensino na Educação Básica, tendo em vista que a construção de um percurso metodológico para o ensino de qualquer objeto não pode se dar fora de uma articulação com o campo teórico.

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Publicado

2013-12-10

Como Citar

AGUIAR, M. .; SUASSUNA, L. . O ensino de literatura na Educação Básica: da crise da perspectiva tradicional ao desenvolvimento de novos paradigmas metodológicos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 06–26, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1267. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores