O ensino de literatura na Educação Básica: da crise da perspectiva tradicional ao desenvolvimento de novos paradigmas metodológicos

Authors

  • Marta Aguiar Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEDUC-PE)
  • Lí­via Suassuna Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Keywords:

Linguagem e ensino, Ensino de literatura, Letramento literário

Abstract

Este artigo, de cunho teórico, constitui uma das partes de nossa dissertação de mestrado em Educação pela UFPE, mais especificamente aquela que aborda o ensino de Literatura na Educação Básica. Apresentamos, primeiramente, o contexto que originou as crí­ticas ao paradigma historicista e que levou à valorização de um modelo de ensino preocupado com a formação do leitor de textos literários. Em seguida, procuramos discutir mais detalhadamente as propostas metodológicas de Bordini e Aguiar (1993), por sua forte influência na década de 1990 e pelas considerações significativas que trazem para o ensino de Literatura, e de Cosson (2006) e Cosson e Paulino (2009), devido ao espaço vem ganhando a discussão em torno da ideia de letramento literário neste iní­cio do século XXI. Nosso estudo também busca refletir sobre as contribuições da Teoria da Literatura para o ensino na Educação Básica, tendo em vista que a construção de um percurso metodológico para o ensino de qualquer objeto não pode se dar fora de uma articulação com o campo teórico.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ABREU, Márcia (Org.). Leituras no Brasil. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. O discurso no romance. In: ______. Questões de Literatura e Estética: a teoria do romance. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp: Hucitec, [1934-1935] 1990. p. 71-210.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

_______.; PAULINO, Graça. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker; ZILBERMAN, Regina. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.

LAJOLO, Marisa. Do Mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2008.

________. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em Crise na Escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

LEITE, Ligia Chiappini Moraes. Reinvenção da Catedral: Lí­ngua, Literatura, Comunicação, Novas tecnologias, Polí­ticas de ensino. São Paulo: Cortez, 2005.

MARTINS, Ivanda. A Literatura no Ensino Médio: quais os desafios do professor? In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Português no Ensino Médio e Formação do Professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 83-102.

PINHEIRO, H. Teoria da literatura, crí­tica literária e ensino. In: NÓBREGA, M; PINHEIRO, H (Org.). Literatura: da crí­tica à sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2006. p. 111-126.

ROJO, R. Letramento(s): práticas de letramentos em diferentes contextos. In: ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 95-122.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução í s teorias do currí­culo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SOARES, Magda. Concepções de linguagem e o ensino da Lí­ngua Portuguesa. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Lí­ngua Portuguesa: história, perspectivas, ensino. São Paulo: Educ, 1998. p. 53-60.

SOUZA, Roberto Ací­zelo de. Iniciação aos Estudos Literários: objetos, disciplinas, instrumentos. São Paulo: Marins Fontes, 2006.

SUASSUNA, Lí­via. Cultura e Leitura. In: ________. Ensaios de Pedagogia da Lí­ngua Portuguesa. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2006, p. 101-120.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1° e 2° graus. São Paulo: Cortez, 1996.

TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. 3. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

ZILBERMAN, R. Sim, a literatura educa. In: SILVA, E. T. da; ZILBERMAN, R (Org.). Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. 2. ed. São Paulo: Global, 2008. p. 17-24.

________. A Leitura e o Ensino da Literatura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1991.

Published

2013-12-10

How to Cite

AGUIAR, M. .; SUASSUNA, L. . O ensino de literatura na Educação Básica: da crise da perspectiva tradicional ao desenvolvimento de novos paradigmas metodológicos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 06–26, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1267. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores