A reescrita de textos na sala de aula: uma abordagem dos direcionamentos do livro didático de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02523

Palavras-chave:

Livro didático, Processo de escrita, Autoavaliação, Reescrita

Resumo

É crescente a ênfase que os estudiosos têm determinado para o processo de escrita com foco na escolarização dos gêneros textuais. Nesse processo, coexistem várias etapas, as quais se somam de modo que uma torna-se dependente da outra na construção do texto. Em virtude do exposto, objetivamos investigar a etapa direcionada à autoavaliação e à reelaboração textual, procurando focalizar como o livro didático de Língua Portuguesa orienta o aluno para a prática em pauta. A metodologia se fundamenta nas considerações da pesquisa de natureza documental (Gil, 1989). Para tanto, lançamos mão de duas propostas de produção escrita apresentadas no exemplar do 6º ano, da coleção de livros didáticos intitulada “Português: conexão e uso” de Delmanto e Carvalho (2018). Os conceitos teóricos adotados estão firmados nos dizeres de Gasparotto e Menegassi (2013), Passarelli (2004), Paz (2010), Reinaldo (2003), Acorverde e Arcoverde (2007), Ruiz (2010), Serafine (2003), dentre outros. Além desses embasamentos, apoiamo-nos nos direcionamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As conclusões sinalizam que as propostas em estudo, sobretudo no que diz respeito à fase da autocorreção dos textos, devem ser reinventadas, para que de fato cumpram com a finalidade estabelecida, que é apoiar o aluno na revisão e reelaboração de seus textos. 

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Biografia do Autor

Ana Maria de Oliveira Paz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), com área de concentração em Linguística Aplicada. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É vinculada ao Grupo de Pesquisa Letramento e Etnografia e atua na vigência 2025/2027 como coordenadora do Mestrado Profissional em Letras – UFRN/Currais Novos.

Renilson Nóbrega Gomes, Rede Municipal de Ensino de Tenório-PB e da Rede Estadual de Ensino da Paraíba.

Doutor em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Campina Grande. Professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Tenório-PB e da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Articulador Regional do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos nos municípios pertencentes à 5ª Gerência Regional de Educação (Monteiro-PB) e à 13ª Gerência Regional de Educação (Pombal-PB).

Claudia Gean Carneiro Araujo , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa Letramento e Etnografia, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL-UFRN).

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Publicado

27-10-2025

Como Citar

PAZ, Ana Maria de Oliveira; GOMES, Renilson Nóbrega; ARAUJO , Claudia Gean Carneiro. A reescrita de textos na sala de aula: uma abordagem dos direcionamentos do livro didático de língua portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02523, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02523. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/7255. Acesso em: 5 dez. 2025.

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