Os Projetos de Letramento como instrumentos potencializadores do ensino da escrita no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02128Palavras-chave:
Projetos de Letramento, Ensino de escrita, Prática social situadaResumo
A escrita perpassa todas as esferas sociais e implica na autonomia e empoderamento do indivíduo. Assim, objetivamos, neste artigo, discorrer sobre os Projetos de Letramento (PL) e de que modo eles podem atuar como instrumentos potencializadores do ensino da escrita no contexto escolar, uma vez que se baseiam no interesse do aluno e na minimização dos problemas que interferem na aprendizagem da linguagem. Dessa forma, recortamos, para análise, uma experiência com PL desenvolvida, por ocasião do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFRN), com alunos do 7º ano de uma escola pública estadual do Rio Grande do Norte. Para tanto, consideramos os fundamentos teóricos referentes ao Projetos de Letramento instaurados por Kleiman (1995, 2002, 2010); Oliveira; Tinoco; Santos (2014), Oliveira (2016), Santos (2016) e Santos- Marques (2016). Metodologicamente, nos pautamos nos direcionamentos da pesquisa-ação, instituídos por Thiollent (1986) e seguimos a abordagem qualitativa de dados, discutida por Bogdan e Biklen (1994). Partindo do interesse dos alunos, o projeto contemplou a temática saúde e considerou a escrita como prática social situada. Os resultados apontam que os Projetos de Letramento redimensionam a prática do professor e contribuem para que o estudante use a leitura e a escrita de forma empoderada, reflexiva, emancipada e em variados contextos da atividade humana.
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