v. 12 (2023): Publicação contí­nua

					Visualizar v. 12 (2023): Publicação contí­nua
Publicado: 2023-02-11

Editorial

Artigo convidado

  • Por uma linguística da solidariedade

    Roberto Leiser Baronas
    e02333
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02333

Artigos

  • Uma análise textual-discursiva de propostas de governo para a atuação de estudantes secundaristas em eleições municipais

    Rafael Batista Andrade
    e02301
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02301
  • Relações dialógicas em discursos típicos do charlatanismo de igrejas neopentecostais em elementos de cura: água e óleo

    Flávio de Alencar Matos Júnior
    e02302
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02302
  • Estratégias de ensino de resumo acadêmico na graduação

    Roberto Barbosa Costa Filho, Márcia Candeia Rodrigues
    e02303
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02303
  • A description of the pragmatic function of mas and aí in Brazilian Portuguese: analysis on the functional equivalents of German Modal Particles

    Marceli Aquino
    e02304
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02304
  • Leitura de textos multimodais do tipo memes: uma proposta de recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa

    Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Maria da Guia Taveiro Silva
    e02305
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02305
  • Os procedimentos de deriva de sentidos: a reescrituração e a articulação (re)construindo sentidos nos textos redacionais do ENEM de 2013

    José Roberto Silva Guimarães
    e02306
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02306
  • Sistema lógico-semântico de expansão na reescrita de textos acadêmicos: escolhas linguísticas de uma estudante versus as escolhas do ChatGPT

    Lucia Rottava, Antonio Márcio da Silva
    e02307
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02307
  • Dialogismo, léxico e ensino: uma proposta teórico-metodológica para o trabalho com o vocabulário e sua função coesiva

    André Felipe Pereira de Souza, Ângela Francine Fuza, Ana Cláudia Castiglioni, Weigma Michely Silva
    e02308
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02308
  • As marcas do estigma: uma análise dialógica do conto “Linda, uma história horrível”, de Caio Fernando Abreu

    José Claudio Gomes Dantas, Cícero Barboza Nunes
    e02309
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02309
  • Texto, gênero textual e tipos de discurso: revisitando conceitos-chave na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo

    Hermano Aroldo Gois Oliveira, Regina Celi Mendes Pereira
    e02310
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02310
  • Discurso biográfico: uma proposta de exame do funcionamento discursivo

    Nathan Bastos de Souza
    e02311
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02311
  • Ensino de língua portuguesa do ponto de vista da enunciação: uma proposta didática a partir da Análise Dialógica do Discurso

    Emanuele Krewer, Carolina Pantoja Soares, Adail Sobral
    e02312
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02312
  • Escrit(ur)as de si e o espaço do/no papel-cela: necessidade e (im)possibilidade de dizer(-se)

    Mary Stela Surdi
    e02313
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02313
  • Ser grande ou ser rei? O discurso publicitário à luz da Semântica Argumentativa

    Kaian Lago, Paola Biavatti, Renata Viebrantz Morello , Ernani Cesar de Freitas
    e02314
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02314
  • Ethos e antiethos do professor do Ensino Básico

    Anderson Ferreira, Izilda Maria Nardocci, Camila Martins Pereira
    e02316
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02316
  • Aspectos axiológicos sobre racismo revelados em charges produzidas por alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos

    Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Pollyanne Bicalho Ribeiro, Fernanda de Castro Modl
    e02317
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02317
  • O discurso outro na construção do gênero comentário online

    Maiara Amorim Pereira, Eliane Pereira dos Santos
    e02318
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02318
  • Letramento digital de professores: um estudo de suas práticas e dificuldades em tempos de pandemia e afastamento social

    Alyssandra Viana Fonseca, Patrícia Micarla Guedes da Silva, Ana Maria de Oliveira Paz
    e02319
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02319
  • “Vítima surda-muda e analfabeta”: uma análise crítica do direito linguístico e da representação de mulheres surdas em acórdãos judiciais

    Valdeny Costa de Aragão, José Ribamar Lopes Batista Júnior, Leila Rachel Barbosa Alexandre, Marcelo Leonardo de Melo Simplício
    e02320
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02320
  • Avaliação e uso do livro didático de língua inglesa: o olhar de professores da rede pública de ensino

    Alan Rodrigo de Paiva Gonçalves
    e02321
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02321
  • Mulher maravilha através das eras: empoderamento versus sexualização em HQs

    Ana Beatrizde Albuquerque Aragão Cordeiro, Maria Vanessa Monteiro das Chagas, Lairton Lacerda Lima, Anderson Alves de Souza
    e02322
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02322
  • O Slam como recurso de valorização e construção de identidades dissidentes em sala de aula: relato de experiência

    Maria Alcione dos Santos, Rafaela Martins da Silva, Lorena Araújo de Oliveira Borges, Flávia Colen Meniconi
    e02323
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02323
  • Plano de texto referencial e orientação argumentativa na defesa de Dilma Rousseff no processo de impeachment

    Josinaldo Pereira de Paula
    e02324
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02324
  • Os desafios no letramento acadêmico de alunos de Letras de uma faculdade particular de Fortaleza na escrita da introdução no gênero artigo científico como TCC

    Adriana Regina Dantas Martins, Rafael Lira Gomes Bastos, Paulo Jefferson Pereira Barreto
    e02325
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02325
  • O dispositivo microprotético DIU e seu regime tecnobiodiscursivo: discursos das e sobre as mulheres cisgênero adeptas ao DIU

    Bianca Franchini da Silva
    e02326
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02326
  • Vivências de professores/as de línguas responsivos/as e responsáveis

    Andre Cordeiro dos Santos, Rita Maria Diniz Zozzoli, Sílvio Nunes da Silva Júnior
    e02327
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02327
  • A videorresenha de séries em uma perspectiva sociorretórica

    Almeni Maria Silva de Araújo, Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo, Benedito Gomes Bezerra
    e02328
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02328
  • Análise da afetividade em propagandas verbo-visuais por meio da semiótica tensiva

    Marcelo Eduardo da Silva, Sueli Maria Ramos da Silva
    e02329
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02329
  • Para além da tensão entre o dever e o prazer de ler: por uma proposta de compromisso com a leitura

    Guilherme Lentz da Silveira Monteiro , Bruna Fontes Ferraz
    e02330
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02330
  • Base nacional comum curricular: um dizer sobre língua portuguesa na etapa do ensino médio

    Dandara Rochelly Fernandes Araújo, Maraisa Lopes, Abraão Janderson dos Santos Amaral
    e02331
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02331
  • Noções de currículo e ideologias linguísticas (re)construídas no Documento de Orientação Curricular do Estado do Rio de Janeiro

    Julianna Ferreira da Silva, Marcel Alvaro de Amorim
    e02332
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02332

Entrevistas

  • “A era do empoderamento” e as novas habilidades esperadas do professor: entrevista com Marc Prensky

    Tatiana Ramalho Barbosa, Henrique Miguel de Lima Silva, Laurênia Souto Sales
    e02315
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02315

Nominata de pareceristas