v. 12 (2023): Publicação contí­nua

					Visualizar v. 12 (2023): Publicação contí­nua
Publicado: 2023-02-11

Editorial

Artigo convidado

  • Por uma linguística da solidariedade

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02333
    Roberto Leiser Baronas
    e02333

Artigos

  • Uma análise textual-discursiva de propostas de governo para a atuação de estudantes secundaristas em eleições municipais

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02301
    Rafael Batista Andrade
    e02301
  • Relações dialógicas em discursos típicos do charlatanismo de igrejas neopentecostais em elementos de cura: água e óleo

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02302
    Flávio de Alencar Matos Júnior
    e02302
  • Estratégias de ensino de resumo acadêmico na graduação

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02303
    Roberto Barbosa Costa Filho, Márcia Candeia Rodrigues
    e02303
  • A description of the pragmatic function of mas and aí in Brazilian Portuguese: analysis on the functional equivalents of German Modal Particles

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02304
    Marceli Aquino
    e02304
  • Leitura de textos multimodais do tipo memes: uma proposta de recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02305
    Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Maria da Guia Taveiro Silva
    e02305
  • Os procedimentos de deriva de sentidos: a reescrituração e a articulação (re)construindo sentidos nos textos redacionais do ENEM de 2013

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02306
    José Roberto Silva Guimarães
    e02306
  • Sistema lógico-semântico de expansão na reescrita de textos acadêmicos: escolhas linguísticas de uma estudante versus as escolhas do ChatGPT

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02307
    Lucia Rottava, Antonio Márcio da Silva
    e02307
  • Dialogismo, léxico e ensino: uma proposta teórico-metodológica para o trabalho com o vocabulário e sua função coesiva

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02308
    André Felipe Pereira de Souza, Ângela Francine Fuza, Ana Cláudia Castiglioni, Weigma Michely Silva
    e02308
  • As marcas do estigma: uma análise dialógica do conto “Linda, uma história horrível”, de Caio Fernando Abreu

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02309
    José Claudio Gomes Dantas, Cícero Barboza Nunes
    e02309
  • Texto, gênero textual e tipos de discurso: revisitando conceitos-chave na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02310
    Hermano Aroldo Gois Oliveira, Regina Celi Mendes Pereira
    e02310
  • Discurso biográfico: uma proposta de exame do funcionamento discursivo

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02311
    Nathan Bastos de Souza
    e02311
  • Ensino de língua portuguesa do ponto de vista da enunciação: uma proposta didática a partir da Análise Dialógica do Discurso

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02312
    Emanuele Krewer, Carolina Pantoja Soares, Adail Sobral
    e02312
  • Escrit(ur)as de si e o espaço do/no papel-cela: necessidade e (im)possibilidade de dizer(-se)

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02313
    Mary Stela Surdi
    e02313
  • Ser grande ou ser rei? O discurso publicitário à luz da Semântica Argumentativa

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02314
    Kaian Lago, Paola Biavatti, Renata Viebrantz Morello , Ernani Cesar de Freitas
    e02314
  • Ethos e antiethos do professor do Ensino Básico

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02316
    Anderson Ferreira, Izilda Maria Nardocci, Camila Martins Pereira
    e02316
  • Aspectos axiológicos sobre racismo revelados em charges produzidas por alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02317
    Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Pollyanne Bicalho Ribeiro, Fernanda de Castro Modl
    e02317
  • O discurso outro na construção do gênero comentário online

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02318
    Maiara Amorim Pereira, Eliane Pereira dos Santos
    e02318
  • Letramento digital de professores: um estudo de suas práticas e dificuldades em tempos de pandemia e afastamento social

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02319
    Alyssandra Viana Fonseca, Patrícia Micarla Guedes da Silva, Ana Maria de Oliveira Paz
    e02319
  • “Vítima surda-muda e analfabeta”: uma análise crítica do direito linguístico e da representação de mulheres surdas em acórdãos judiciais

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02320
    Valdeny Costa de Aragão, José Ribamar Lopes Batista Júnior, Leila Rachel Barbosa Alexandre, Marcelo Leonardo de Melo Simplício
    e02320
  • Avaliação e uso do livro didático de língua inglesa: o olhar de professores da rede pública de ensino

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02321
    Alan Rodrigo de Paiva Gonçalves
    e02321
  • Mulher maravilha através das eras: empoderamento versus sexualização em HQs

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02322
    Ana Beatrizde Albuquerque Aragão Cordeiro, Maria Vanessa Monteiro das Chagas, Lairton Lacerda Lima, Anderson Alves de Souza
    e02322
  • O Slam como recurso de valorização e construção de identidades dissidentes em sala de aula: relato de experiência

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02323
    Maria Alcione dos Santos, Rafaela Martins da Silva, Lorena Araújo de Oliveira Borges, Flávia Colen Meniconi
    e02323
  • Plano de texto referencial e orientação argumentativa na defesa de Dilma Rousseff no processo de impeachment

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02324
    Josinaldo Pereira de Paula
    e02324
  • Os desafios no letramento acadêmico de alunos de Letras de uma faculdade particular de Fortaleza na escrita da introdução no gênero artigo científico como TCC

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02325
    Adriana Regina Dantas Martins, Rafael Lira Gomes Bastos, Paulo Jefferson Pereira Barreto
    e02325
  • O dispositivo microprotético DIU e seu regime tecnobiodiscursivo: discursos das e sobre as mulheres cisgênero adeptas ao DIU

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02326
    Bianca Franchini da Silva
    e02326
  • Vivências de professores/as de línguas responsivos/as e responsáveis

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02327
    Andre Cordeiro dos Santos, Rita Maria Diniz Zozzoli, Sílvio Nunes da Silva Júnior
    e02327
  • A videorresenha de séries em uma perspectiva sociorretórica

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02328
    Almeni Maria Silva de Araújo, Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo, Benedito Gomes Bezerra
    e02328
  • Análise da afetividade em propagandas verbo-visuais por meio da semiótica tensiva

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02329
    Marcelo Eduardo da Silva, Sueli Maria Ramos da Silva
    e02329
  • Para além da tensão entre o dever e o prazer de ler: por uma proposta de compromisso com a leitura

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02330
    Guilherme Lentz da Silveira Monteiro , Bruna Fontes Ferraz
    e02330
  • Base nacional comum curricular: um dizer sobre língua portuguesa na etapa do ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02331
    Dandara Rochelly Fernandes Araújo, Maraisa Lopes, Abraão Janderson dos Santos Amaral
    e02331
  • Noções de currículo e ideologias linguísticas (re)construídas no Documento de Orientação Curricular do Estado do Rio de Janeiro

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02332
    Julianna Ferreira da Silva, Marcel Alvaro de Amorim
    e02332

Entrevistas

  • “A era do empoderamento” e as novas habilidades esperadas do professor: entrevista com Marc Prensky

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02315
    Tatiana Ramalho Barbosa, Henrique Miguel de Lima Silva, Laurênia Souto Sales
    e02315

Nominata de pareceristas