Estratégias de ensino de resumo acadêmico na graduação
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02303Palavras-chave:
Estratégias de ensino, Escrita acadêmica, Resumo acadêmicoResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar estratégias de ensino para a produção escrita do gênero resumo acadêmico na graduação. Para isso, parte de uma experiência de ensino em um curso de extensão ofertado à comunidade acadêmica, principalmente, dos cursos de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande. Teoricamente, considera discussões sobre escrita acadêmica (LEA; STREET, 1998, 2014; CARLINO, 2008, 2013, 2017; FIAD, 2011; FISCHER; DIONÍSIO, 2011; RODRIGUES, 2020), sobre estratégias (BORUCHOVITCH, 1999; OXFORD, 2003) e sobre o gênero resumo acadêmico (MOTTA-ROTH, HENDGES, 2010; COSTA FILHO; RODRIGUES, 2020a, 2020b). Metodologicamente, classifica-se como qualitativo (CHIZZOTTI, 2003), explicativo (GIL, 2008) e documental (CELLARD, 2008). Foi possível identificar que o material indica um trabalho voltado para os elementos estabelecidos pela NBR 6028, considerando o diálogo desses elementos com os movimentos retóricos para a produção do texto do resumo acadêmico. Quanto às estratégias utilizadas, foi constatado que boa parte das atividades propostas para o curso aponta para uma adequação ao estudo e à produção do texto do gênero resumo acadêmico.
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