Estratégias de ensino de resumo acadêmico na graduação
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02303Palabras clave:
Estratégias de ensino, Escrita acadêmica, Resumo acadêmicoResumen
Este trabalho tem por objetivo analisar estratégias de ensino para a produção escrita do gênero resumo acadêmico na graduação. Para isso, parte de uma experiência de ensino em um curso de extensão ofertado à comunidade acadêmica, principalmente, dos cursos de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande. Teoricamente, considera discussões sobre escrita acadêmica (LEA; STREET, 1998, 2014; CARLINO, 2008, 2013, 2017; FIAD, 2011; FISCHER; DIONÍSIO, 2011; RODRIGUES, 2020), sobre estratégias (BORUCHOVITCH, 1999; OXFORD, 2003) e sobre o gênero resumo acadêmico (MOTTA-ROTH, HENDGES, 2010; COSTA FILHO; RODRIGUES, 2020a, 2020b). Metodologicamente, classifica-se como qualitativo (CHIZZOTTI, 2003), explicativo (GIL, 2008) e documental (CELLARD, 2008). Foi possível identificar que o material indica um trabalho voltado para os elementos estabelecidos pela NBR 6028, considerando o diálogo desses elementos com os movimentos retóricos para a produção do texto do resumo acadêmico. Quanto às estratégias utilizadas, foi constatado que boa parte das atividades propostas para o curso aponta para uma adequação ao estudo e à produção do texto do gênero resumo acadêmico.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6028: informação e documentação: Resumo: Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6028: informação e documentação: Resumo: Apresentação. Rio de Janeiro, 2018.
BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 12, n. 02, 1999.
CARLINO, P. Leer y escribir en la universidad, una nueva cultura. ¿Por qué es necesaria la alfabetización académica? In: CARDONA, E. N.; CASTILLO, S. C. (Eds.) Los desafíos de la lectura y la escritura en la educación superior: caminos posibles. Cali, Colombia: Universidad Autónoma de Ociedente, 2008. p. 155-190.
CARLINO, P. Alfabetización académica diez años después. Revista Mexicana de Investigación Educativa. V. 18, n. 57, p. 355-381, 2013.
CARLINO, P. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J.; DESLAURIERS, J.; GROULX, L.; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução: Ana Cristina Nasser. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 295-316.
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 02, p. 221-236, 2003.
COSTA FILHO, R. B.; RODRIGUES, M. C. Do artigo científico ao resumo acadêmico: operações e estratégias de escrita mobilizadas por alunos de graduação em Letras. Iniciação & Formação Docente, v. 7, p. 208-227, 2020a.
COSTA FILHO, R. B.; RODRIGUES, M. C. Estratégias de produção de resumos acadêmicos. Diálogos Pertinentes: Revista Científica de Letras, v. 16, p. 150-165, 2020b.
COSTA FILHO, R. B.; RODRIGUES, M. C. A inserção do sujeito no Letramento Acadêmico: análise da produção de resumos. In: ATAÍDE, C. (org.). Estudos linguísticos e literários: caminhos e tendências. V. 3. São Paulo: Pá de Palavra, 2019. p. 141-150.
FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, n. Especial, p. 357-369. 2ª parte 2011.
FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese (doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Santa Catarina: UFSC, 2007.
FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. de L. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 6, n. 1, p. 79-93, jan/abr., 2011.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v.35, n.3, p. 20-29, maio/jun., 1995.
LEA, M. R; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998.
LEA, M.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez., 2014.
LÜDCKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. Produção textual na Universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
OXFORD, R. L. Language learning styles and strategies: an overview. GALA, p. 1-25, 2003. Disponível em: https://web.ntpu.edu.tw/~language/workshop/read2.pdf. Acesso em: 27 fev. 2023.
RODRIGUES, M. C. Crenças de aprendizagem de gêneros acadêmicos escritos. Campina Grande: EDUFCG, 2020.
RODRIGUES, M. C. Normalização e estratégias de escrita de textos no ensino superior. In: SILVA, F. V.; OLIVEIRA, H. A. G. (org.). A escrita no ensino superior: saberes, métodos e gêneros. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. p. 43-62.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Diálogo das Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.