O ensino de produção textual em depoimentos de professores do curso de Letras e Pedagogia
Palavras-chave:
Ensino, Produção Textual, DocentesResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar como é realizado o trabalho com a produção de textos acadêmico-científicos no Ensino Superior, com base em depoimentos escritos de professores do Curso de Letras e Pedagogia do CAMEAM/UERN que colaboraram com a pesquisa O ensino e a produção de textos acadêmico-científicos em discursos de professores e alunos dos cursos de Letras e Pedagogia, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET). Dessa forma, no decorrer da análise, observaremos a concepção de texto e de produção textual e os procedimentos teórico-metodológicos utilizados na produção de textos acadêmico-científicos. Para tanto, recorremos aos seguintes teóricos Bakhtin (2003), Travaglia (2008), Koch (2006), Marcuschi (2008), Schneuwly e Dolz (2004) e Lopes-Rossi (2006), Ramires (2007) e Motta-Roth e Hendges (2010), entre outros. Salientamos que o corpus da análise se constitui de 04 depoimentos. Os resultados obtidos revelam que apesar dos professores atuarem em cursos diferentes, adotam em sua prática de ensino a mesma concepção de produção, que é a produção de texto como um processo que leva a um produto. Além disso, utilizam procedimentos teórico-metodológicos que contribuem para que a produção de determinados gêneros acadêmicos ocorra de forma sistemática, processual ou sequencial, facilitando, assim, a aprendizagem e formação dos alunos no universo acadêmico. Assim, esperamos que os resultados constatados em nossa análise contribuam para promover diversas discussões e reflexões no Ensino Superior, sobretudo, no que diz respeito í s práticas didático-pedagógicas que vêm sendo adotadas pelos professores em aulas direcionadas à produção de textos acadêmico-científicos.Downloads
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