Os saberes docentes e a responsividade de licenciadas/estagiárias em letras/português no ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02129Palavras-chave:
Saberes Docentes, Responsividade, Estágio SupervisionadoResumo
Pensar os saberes docentes tem sido relevante numa sociedade marcada por mudanças que seguem o fluxo vivo e dinâmico da educação escolar. A cada nova experiência, os sujeitos respondem ativamente ao que lhes é imposto e, por essa razão, constroem espaços para a produção de conhecimentos. Diante disso, e levando em consideração os desafios encontrados para o desenvolvimento das práticas docentes no ensino remoto emergencial por professores de língua portuguesa em formação inicial, o objetivo deste trabalho é estudar a responsividade ativa de licenciandas em Letras/Português na construção de seus saberes docentes no período de estágio supervisionado no ensino remoto emergencial. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, dentro da perspectiva da Linguística Aplicada, área responsiva e responsável, os discursos analisados revelam três focos pelos quais perpassam os movimentos responsivos de três licenciandas que colaboraram com a pesquisa, tais como: saberes docentes e respostas ativas com foco na formação do professor e nas metodologias de ensino, saberes docentes e respostas ativas com foco no estudante e saberes docentes e respostas ativas com foco na atuação e nas condições profissionais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1951-1953].
BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Ed. Avercamp, 2006.
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n, 2, p. 221-236, 2003.
FABRíCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de "desaprendizagem": Redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editora, 2006. p. 45-65.
LEFFA, V. Aprendizagem de línguas mediada por computador. In: LEFFA, V. (Org.). Pesquisa em Linguística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: EDUCAT, 2006. p. x-y
MOITA LOPES, L. P. Da aplicação de linguística í linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C; ROCA, P. (org.) Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 11-24.
MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Lingüística Aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
NICOLAIDES, C.; SZUNDY, P. A. "Ensinagem" de línguas no Brasil sob a perspectiva da linguística aplicada: um paralelo com a história da ALAB. In: GERHARDT, A. F (org.). Linguística aplicada e ensino: língua e literatura. Campinas: Pontes, 2013. p. 15-46.
NÓVOA, A. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1992.
NUNES, C. M. F. Saberes Docentes e a Formação de Professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, ano XXII, n. 74, p. 27-42, abr. 2001.
PENIN, S. T. S. A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino. Cadernos de Pesquisa, n. 92, São Paulo, p. 5-15, fev./1995.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo. Cortez, 1999.
ROHLING, N. As bases epistêmicas da análise dialógica do discurso na pesquisa qualitativa em linguística aplicada. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 15, p. 44-60, 2014.
SILVA JÚNIOR, S. N. Dialogismo e auto-observação em práticas linguístico-discursivas com a língua portuguesa no ensino superior: a sala de aula como arena responsiva. Tese (Doutorado em Linguística), Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, 2021.
SOUTO MAIOR, R. C. Pensamento bakhtiniano nos estudos da linguagem: a ação do pesquisador como ato responsável. Polifonia, Cuiabá, MT, v. 20, n. 27, p. 31-53, jan./jun., 2013.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TARDIF, M. Os saberes dos professores. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. (org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.
TARDIF, M. Saberes Docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. 10. ed., Petrópolis: Vozes, 2006.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação í formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 05- 24, 2000.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, Notas e Glossário Sheila Grillo; Ekaterina V. Américo. Ensaio introdutório Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
ZOZZOLI, R. M. D. Transdisciplinaridade e plurivocidade. In: SOUTO MAIOR, R. C.; ZOZZOLI, R. M. D.; SILVA, G. A.; OLIVEIRA, E. V. M.; LUZ, L. S. F.; SILVA JÚNIOR, S. N.; AZAMBUJA, K. B. B. (org.). Estudos discursivos das práticas de linguagem. Tutoia: Diálogos, 2020, p. 619-631.
ZOZZOLI, R. M. D. Conhecimentos linguístico - discursivos na sala de aula de língua portuguesa: desenvolvendo "táticas" para desobedecer a propostas prontas. Revista Leia Escola, v. 14, p. 40-50, 2015.
ZOZZOLI, R. M. D. Produção e autonomia relativa na aprendizagem de línguas. In: LEFFA, V. (org.). Pesquisa em Linguística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: EDUCAT, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diálogo das Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.