Os saberes docentes e a responsividade de licenciadas/estagiárias em letras/português no ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02129

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Responsividade, Estágio Supervisionado

Resumo

Pensar os saberes docentes tem sido relevante numa sociedade marcada por mudanças que seguem o fluxo vivo e dinâmico da educação escolar. A cada nova experiência, os sujeitos respondem ativamente ao que lhes é imposto e, por essa razão, constroem espaços para a produção de conhecimentos. Diante disso, e levando em consideração os desafios encontrados para o desenvolvimento das práticas docentes no ensino remoto emergencial por professores de lí­ngua portuguesa em formação inicial, o objetivo deste trabalho é estudar a responsividade ativa de licenciandas em Letras/Português na construção de seus saberes docentes no perí­odo de estágio supervisionado no ensino remoto emergencial. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, dentro da perspectiva da Linguí­stica Aplicada, área responsiva e responsável, os discursos analisados revelam três focos pelos quais perpassam os movimentos responsivos de três licenciandas que colaboraram com a pesquisa, tais como: saberes docentes e respostas ativas com foco na formação do professor e nas metodologias de ensino, saberes docentes e respostas ativas com foco no estudante e saberes docentes e respostas ativas com foco na atuação e nas condições profissionais.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

SILVA JÚNIOR, S. N. da; GOMES, G. K. . Os saberes docentes e a responsividade de licenciadas/estagiárias em letras/português no ensino remoto emergencial. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02129, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02129. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3381. Acesso em: 5 nov. 2024.